Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cadela resgatada de caverna nos EUA. Abby estava desaparecida há 2 meses

"Estava muito desnutrida, era só pele e osso", contou um dos 'heróis' desta história, que se passou no estado do Missouri.

Cadela resgatada de caverna nos EUA. Abby estava desaparecida há 2 meses
Notícias ao Minuto

15:21 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um espeleólogo - especialista no estudo de cavernas - não esperava fazer parte de uma missão de resgate de Abby, uma cadela com 13 anos que estava desaparecida há cerca de dois meses, no condado de Perry, no estado norte-americano de Missouri.

"Ela não tinha nenhum ferimento aparente, mas estava muito desnutrida, era só pele e osso. Ela também estava toda suja de lama", contou Rick Haley.

De acordo com o homem, de 66 anos, quando encontrou Abby, a 152 metros da entrada da caverna, esta estava assustada, relutante a andar e teve que ser retirada numa mala, com um cobertor a envolvê-la. De acordo com as publicações norte-americanas, o resgate durou uma hora.

Haley, de 66 anos, resgatou o animal com a ajuda de um colega - deixando em pausa a visita que tinha marcada com um grupo de cerca de 30 pessoas. Os dois especialistas souberam do animal após o alerta ser dado por um casal que tinha visitado a caverna anteriormente.

Ambos ultrapassaram passagens muito estreitas  até dar com o animal, que se encontrava junto a um pequeno riacho com peixes e crustáceos pequenos, mas totalmente escuro, que terá ajudado Abby - que já se encontra com o dono - a sobreviver.

O 'herói' conta ainda que o animal entrou provavelmente na caverna quando ia atrás de um animal - um rato ou guaxinim - e terá sido empurrada até ao fundo da caverna devido às chuvas características.

A caverna faz parte do sistema Moore, o segundo maior conjunto de cavernas do estado, com aproximadamente 35 quilómetros de extensão.

Leia Também: Após dúvidas, família faz festa revelação para papagaio com 43 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório