Meteorologia

  • 29 SETEMBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

AO MINUTO: Riscos aumentam em Zaporíjia; Primeiro navio da ONU pronto

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Riscos aumentam em Zaporíjia; Primeiro navio da ONU pronto
Notícias ao Minuto

08:02 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

Ao 172.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia as atenções continuam viradas - tal como estiveram nos últimos dias - para a central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhia). 

No sábado, o presidente ucraniano reiterou que a ameaça nuclear nunca foi tão alta - mesmo comparando com os momentos de tensão da Guerra Fria - e pediu sanções contra a indústria.

Ao mesmo tempo, os militares russos continuam a apostar na reorganização  das tropas no sul da Ucrânia, de acordo com o que o Ministério da Defesa do Reino Unido explica este domingo.

Dirigente local diz que riscos aumentam na central de Zaporijia

Tomásia Sousa | há 1 mês

Os riscos em torno da central nuclear de Zaporijia, no sul da Ucrânia, com Moscovo e Kyiv trocarem acusações de bombardeamentos, "aumentam a cada dia", afirmou hoje o presidente da câmara da cidade onde está situada a infraestrutura.

"Os riscos [em torno da central de Zaporijia] aumentam a cada dia", disse à AFP Dmytro Orlov, autarca de Energodar, em declarações por telefone, acrescentando que os disparos de morteiros no local se tornaram diários e considerando que se trata de "terrorismo nuclear puro e simples" da Rússia que "pode terminar de forma imprevisível a qualquer momento".

Primeiro navio da ONU com cereais pronto para partir da Ucrânia

Marta Amorim | há 1 mês

Um primeiro navio humanitário fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos foi carregado hoje com 23.000 toneladas de trigo e está pronto a sair para o mar, anunciou o ministro das Infraestruturas da Ucrânia.
  

Primeiro navio da ONU com cereais pronto para partir da Ucrânia

Um primeiro navio humanitário fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos foi carregado hoje com 23.000 toneladas de trigo e está pronto a sair para o mar, anunciou o ministro das Infraestruturas da Ucrânia.

Lusa | 17:02 - 14/08/2022

Depósitos de gás na Alemanha estão 75% atestados (e antes do tempo)

Teresa Banha | há 1 mês

A organização Infraestruras de Gás da Europa (Gas Infrastructure Europe, GIE na sigla em inglês) anunciaram, este domingo, que os depósitos na Alemanha estão acima dos 75%. Esta meta foi atingida na sexta-feira, semanas antes de o prazo colocado pelos responsáveis, de acordo com a Reuters.

O diretor- executivo de uma das associações de armazenamento disse que havia "boas perspectivas", mas que os 75% eram um objetivo interino. "No fundo, trata-se de atingir os 95% a 1 de novembro", explicou  Sebastian Bleschke, da empresa Ines, à agência de notícias alemã dpa.

O país encontra-se na segunda fase de três traçadas no plano de emergência, que decorre da redução de gás vindo da Rússia.

Podolyak. "Por que razão a limitação de vistos russos é necessária?"

Marta Amorim | há 1 mês

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia comentou, este domingo, a polémica sobre a proibição ou limitação de vistos à população russa que começa a ser discutido por vários países, nomeadamente, os bálticos.

"Por que razão a limitação de vistos russo é necessária? Seis meses provam-no:  não querem saber dos assassinatos, destroem cidades, fazem chantagem nuclear, Bucha ou Mariupol", escreveu Mykhaylo Podolyak no Twitter.

Papa diz que guerra distraiu atenções do problema da fome em África

Teresa Banha | há 1 mês

O Papa Francisco disse, este domingo, que a guerra na Ucrânia desviou as atenções do problema da falta de alimentos a nível global. Na Praça de São Pedro, o responsável máximo pela Igreja Católica falou do problema na Somália.

"As pessoas desta região, que já vivem em situações muito precárias, estão agora em perigo de vida por causa da seca", afirmou, referindo-se ao Corno de África, região onde também estão localizados países como o Quénia, a Etiópia ou o Iémen.

Já responsáveis da Organização das Nações Unidas disseram, este mês, que era possível que oito locais na Somália viessem a ser considerados em carestia, se o gado continuasse a morrer, o preço dos bens essenciais continuam a aumentar e se a assistência humanitária não fosse bem sucedida.

Primeiro navio com destino a África zarpa (com trigo) nos próximos dias

Teresa Banha | há 1 mês

O primeiro navio com destino a África - no âmbito da resolução para a exportação de cereais - vai zarpar nos próximos dias, de acordo com o que uma fonte da Organização das Nações Unidas disse à Reuters este domingo.

Segundo explicou o responsável, a embarcação leva mais de 23 mil toneladas de trigo até à Etiópia.

Até agora houve 16 navios a deixar os portos ucranianos com destino a vários locais do mundo que estavam a ser afetados pelo bloqueio russo em águas ucranianas.

Navio que foi rejeitado pelo Líbano é visto ao largo da Síria

Teresa Banha | há 1 mês

O primeiro navio a zarpar dos portos ucranianos sob o acordo entre a Ucrânia, Rússia, Turquia e Organização das Nações Unidas foi avistado ao largo da Síria, de acordo com o que fontes do portuárias contaram, este domingo, à Reuters.

A embarcação foi vista junto ao porto de Tartus e navegava desde 1 de agosto. A embarcação tinha como destino o Líbano, mas foi rejeitada pelo país devido ao "atraso de cinco meses", explicou e embaixada ucraniana neste país.

O 'Razoni' foi carregado  no porto de Odessa, na Ucrânia, com cerca de 26 mil toneladas de trigo.

Turistas russos recebidos com hino ucraniano na Finlândia. Veja o vídeo

Teresa Banha | há 1 mês

A Finlândia decidiu receber os turistas na cidade de Imatra com o hino nacional da Ucrânia, 'A Ucrânia ainda não morreu'. Esta situação decorre numa das atrações naturais mais visitadas por turistas. Deste leque de visitantes há, segundo conta a agência France-Press, muitos turistas russos, dada a proximidade com o país, que fica cerca de 9 km deste local.

Turistas russos recebidos com hino ucraniano na Finlândia. Veja o vídeo

Esta é uma das atrações naturais mais vistas no país nórdico e que recebe muita população russa dada a proximidade com o país presidido por Vladimir Putin.

Notícias ao Minuto | 08:42 - 14/08/2022

Amnistia vai analisar procedimentos no relatório controverso

Teresa Banha | há 1 mês

A Amnistia Internacional vai analisar os procedimentos na realização de um relatório controverso em que acusou os militares ucranianos de pôr em perigo civis com as suas táticas militares, que desencadeou violentas criticas de Kyiv, assim como levou á demissão da responsável da organização na Ucrânia.

Ucrânia. Amnistia vai analisar procedimentos no relatório controverso

A Amnistia Internacional vai analisar os procedimentos na realização de um relatório controverso em que acusou os militares ucranianos de pôr em perigo civis com as suas táticas militares, que desencadeou violentas criticas de Kyiv.

Lusa | 23:44 - 13/08/2022

Presidente ucraniano pede sanções contra a indústria nuclear russa

Teresa Banha | há 1 mês

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu sanções contra a indústria nuclear russa devido à "ameaça" sobre a central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, ocupada pela Rússia e alvo de vários ataques na última semana.

Presidente ucraniano pede sanções contra a indústria nuclear russa

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu sanções contra a indústria nuclear russa devido à "ameaça" sobre a central nuclear de Zaporijia, a maior da Europa, ocupada pela Rússia e alvo de vários ataques na última semana.

Lusa | 06:24 - 14/08/2022

Tomada de Pisky foi estratégia para impedir entrada de forças militares?

Teresa Banha | há 1 mês

Os serviços secretos do Reino Unido consideraram, este domingo, que ao mesmo tempo que os militares russos se concentram no sul, as milícias na região separatista continuam os ataques a norte da cidade de Donetsk.

Recordando que os russos tomaram, no sábado, a cidade de Pisky, que fica na zona fronteiriça entre a zona separatista e o resto da Ucrânia, os responsáveis do Ministério da Defesa do Reino Unido explicam que, muito possivelmente, esta é uma conquista para travar as forças ucranianas. "O objetivo deste ataque é, muito provavelmente, assegurar a autoestrada M04, o caminho principal até Donetsk a partir do ocidente", escrevem no Twitter.

Para recordar

Teresa Banha | há 1 mês

Bom dia!

Teresa Banha | há 1 mês

Bom dia! Damos início a mais um acompanhamento AO MINUTO de todos os acontecimentos relacionados com a guerra na Ucrânia. Para recordar o que de mais importante se passou no sábado clique abaixo:

AO MINUTO: Russos avançam no leste; Ucrânia atinge ponte em Kherson

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 08:02 - 13/08/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório