Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Sismo de magnitude 5,7 ao largo da Indonésia, sem alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 5,7 na escala de Richter ocorreu no mar ao largo da província de Norte Sulawesi, no leste do país, avançou hoje a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia.

Sismo de magnitude 5,7 ao largo da Indonésia, sem alerta de tsunami
Notícias ao Minuto

06:28 - 14/08/22 por Lusa

Mundo Indonésia

Segundo um comunicado da agência, o abalo aconteceu a cerca de 10 quilómetros de profundidade mas não houve até ao momento registo de danos graves ou vítimas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo, disse que o epicentro se situou a 158 quilómetros da aldeia costeira de Laikit.

O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami -- retirado poucas horas depois -- para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

O abalo ocorreu a uma profundidade de 51,4 quilómetros ao largo da ponta leste de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.

Leia Também: Indonésia bloqueou Steam, Epic Games e PayPal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório