Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Justiça argentina recusa pedido da vice-presidente para afastar juiz

A justiça rejeitou o pedido da vice-presidente da Argentina, Cristina Fernández, para afastar dois procuradores e um juiz do tribunal que a julga por alegadas irregularidades na adjudicação de obras públicas quando foi presidente, entre 2007 e 2015.

Justiça argentina recusa pedido da vice-presidente para afastar juiz
Notícias ao Minuto

18:36 - 13/08/22 por Lusa

Mundo Argentina

"As ligações pessoais que se pretendem construir entre os três funcionários públicos recusados com membros de um partido político opositor ao dos arguidos carecem de elementos de prova que permitam validar e conferir os elementos jurídicos que se pretende", referem os juízes Jorge Gorini e Andres Basso numa resolução de 19 páginas a que a agência Efe teve acesso.

Um tribunal federal indeferiu na sexta-feira o pedido da defesa da vice-presidente para afastar o presidente do tribunal, Rodrigo Giménez Uriburu e o procurador Diego Luciani, por uma alegada amizade entre ambos, e um segundo procurador, Sergio Mola.

A defesa de Fernández considerou que tanto o juiz como o procurador tinham perdido "objetividade" e "imparcialidade" para conduzir o caso, com base em fotos publicadas na imprensa local, que mostram Uriburu e Luciani a jogar futebol numa quinta do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), que a atual vice-presidente acusa de estar na origem da perseguição judicial contra ela.

"Participar num torneio de futebol não é o mesmo que ser convidado pelo anfitrião para participar num encontro personalizado", indicaram os magistrados no documento.

Um dos advogados de Fernández, Gregorio Dalbon, disse à Efe que a defesa vai recorrer da decisão.

Leia Também: Inflação na Argentina chega a 7,4% em julho e a 71% nos últimos 12 meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório