Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Festival cancelado em Valência após tragédia. Ainda há cinco internados

Um jovem de 22 anos morreu na sequência da queda de várias estruturas devido a fortes rajadas de vento.

Notícias ao Minuto

18:29 - 13/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Valência

A organização do Festival da Medusa, em Cullera, na cidade espanhola de Valência, decidiu cancelar definitivamente o evento, depois da queda de várias estruturas terem feito este sábado um morto e várias dezenas de feridos.

Em comunicado, o festival garantiu que a segurança sempre foi uma "prioridade absoluta" e adianta que as previsões são de que as condições climatéricas adversas continuem.

"É um dia de luto. E respeito pelos afetados. Mais uma vez, expressamos as nossas profundas e sinceras condolências", adiantou a organização.

De facto, de acordo com a Agência Meteorológica do Estado (Aemet), as rajadas de vento fortes acompanhadas de subidas bruscas da temperatura, como as que se registaram de madrugada, podem repetir-se durante o dia.

A autarquia de Cullera, em Espanha, decretou hoje dois dias de luto. Em comunicado, a Câmara Municipal manifestou a sua "consternação" com o ocorrido e declarou dois dias de luto, com a suspensão de todas as atividades institucionais hoje e no domingo.

O contacto de telefone especial criado para atender os afetados ou respetivos familiares recebeu 305 chamadas nas primeiras horas de funcionamento.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, pelo menos cinco feridos continuam internados.

Apesar de rondar os 40, o número específico de feridos era esta manhã desconhecido, já que muitos se deslocaram a centros de saúde em viaturas particulares mas, segundo as autoridades, foram atendidas pelo menos 32 pessoas em diversos hospitais de Valência e Alicante, incluindo uma criança.

O líder regional de Valência, Ximo Puig, escreveu no Twitter que foi "um terrível acidente que nos chocou a todos", oferecendo as suas "mais profundas condolências à família e amigos do jovem que morreu".

Recorde-se que várias estruturas e partes do palco principal caíram, pelas 4h deste sábado, devido a fortes rajadas de vento. 

O Festival Medusa, que esperava reunir cerca de 320 mil pessoas até segunda-feira, iniciou na sexta-feira o seu programa oficial de música eletrónica. No local estavam 50.000 pessoas.

Leia Também: Valência. Um morto e vários feridos após queda de estruturas em festival

Recomendados para si

;
Campo obrigatório