Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Salman Rushdie. Atacante acusado de tentativa de homicídio em 2.º grau

Suspeito foi identificado como Hadi Matar, um jovem de 24 anos.

Salman Rushdie. Atacante acusado de tentativa de homicídio em 2.º grau
Notícias ao Minuto

16:25 - 13/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Salman Rushdie

O suspeito do ataque ao escritor britânico Salman Rushdie foi acusado por tentativa de homicídio em segundo grau, divulgaram este sábado as autoridades dos Estados Unidos, avança a Reuters.

"O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Mattar, foi formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau", disse o procurador-geral do condado de Chautauqua, Jason Schmidt, em comunicado.

"Ele foi indiciado por essas acusações na noite passada e detido sem fiança", acrescenta o comunicado.

O escritor britânico Salman Rushdie, autor dos controversos 'Versículos Satânicos' e alvo de uma sentença de morte há mais de 30 anos, foi ligado a um ventilador após ter sido esfaqueado na sexta-feira no estado de Nova Iorque.

"O Salman vai provavelmente perder um olho; os nervos do seu braço foram cortados e o foi esfaqueado ao nível do fígado", afirmou o agente de Rushdie.

Rushdie foi atacado na sexta-feira por volta das 11h (16h em Lisboa) quando iniciava uma palestra em Chautauqua, no noroeste do estado norte-americano de Nova Iorque.

"Um suspeito precipitou-se sobre o local e atacou Salman Rushdie e o entrevistador", esfaqueando o escritor no pescoço e no abdómen, disse na sexta-feira a polícia, acrescentando que o moderador da conferência, Ralph Henry Reese, de 73 anos, foi "levemente ferido na face".

O atacante foi detido pela polícia que o identificou como Hadi Matar, 24 anos, originário do estado de Nova Jérsia.

Logo após a agressão, o escritor foi transportado de helicóptero para o hospital mais próximo, onde foi operado de urgência.

[Notícia atualizada às 16h35]

Leia Também: Salman Rushdie. Atacante acusado de tentativa de homicídio em 2.º grau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório