Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ligações à Internet no Chade restauradas após cinco horas de perturbações

As ligações à Internet sofreram hoje várias interrupções no Chade, mas já foram restauradas, de acordo com o 'site' NetBlocks, com sede em Londres, que monitoriza bloqueios de rede em todo o mundo.

Ligações à Internet no Chade restauradas após cinco horas de perturbações
Notícias ao Minuto

17:32 - 12/08/22 por Lusa

Mundo Chade

"O acesso à Internet foi restaurado após cinco horas de interrupção", escreveu a NetBlocks na rede social Twitter, acrescentando que a conectividade caiu para 25% do seu nível normal no país.

O 'site' acrescentou que "as autoridades atribuíram o incidente a um problema técnico com a rede de fibra ótica entre os Camarões e o Sudão".

"A rede foi muito interrompida desde as 10:00 [09:00 TMG], mas não sabemos quais são as razões", relatou a agência France-Presse na capital do Chade, Ndjamena.

Em fevereiro de 2021, a rede de Internet foi deliberadamente cortada pelas autoridades de Ndjamena durante a tentativa de prisão de um membro da oposição no país, Yaya Dillo Djerou, que resultou na morte de várias pessoas.

Em 2018, a Internet não funcionou na capital quando a sociedade civil tentou organizar uma manifestação, proibida pelas autoridades, contra o Presidente Idriss Déby Itno, que chegou ao poder pela força das armas em 1990.

Em 2016, durante a eleição presidencial, as ligações à rede de Internet também foram interrompidas.

O Chade, um país sem litoral na África Central, com cerca de 16 milhões de habitantes, é o terceiro Estado menos desenvolvido do mundo, segundo a ONU, com mais de 40% da população a viver abaixo do limiar da pobreza.

Em abril de 2021, Idriss Déby foi morto na frente de combate contra os rebeldes.

O então homem forte do Chade foi substituído pelo seu filho, Mahamat Idriss Déby Itno, que lidera o país à frente de um Conselho Militar de Transição composto por 15 generais leais ao pai.

Leia Também: EUA apontam cessar-fogo como "desenvolvimento significativo" no Chade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório