Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Freya, a morsa mais popular da Noruega, pode vir a ser abatida

O animal tem roubado corações no país e tem-se tornado uma atração do fiorde de Oslo.

Freya, a morsa mais popular da Noruega, pode vir a ser abatida
Notícias ao Minuto

14:29 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Noruega

Uma morsa que se tornou numa atração popular no fiorde de Oslo, na Noruega, está a ser posta em perigo pela atenção elevada que tem vindo a receber e, segundo as autoridades, pode mesmo vir a ser abatida para o seu próprio bem.

Freya, como é chamada, chegou à fama por ter o hábito de subir para cima dos barcos para apanhar sol - acabando por afundá-los em algumas ocasiões.

Mas o Ministério das Pescas norueguês diz que as pessoas estão a aproximar-se demais do animal, conta a BBC, pondo em risco a sua própria segurança e a morsa. Referem ainda estar a contemplar tomar medidas, incluindo a eutanásia, se as multidões persistirem.

Apesar dos repetidos avisos, os espetadores continuam a reunir-se junto a Freya de 600 quilos, alertou o ministério em comunicado, que faziam acompanhar de uma imagem onde era possível ver os grupos, incluindo crianças, a uma curta distância do animal.

Notícias ao Minuto© Ministério das Pescas da Noruega

A porta-voz Nadia Jdaini disse que as autoridades testemunharam vários incidentes potencialmente perigosos na semana passada, incluindo pessoas a nadar com a morsa, aproximando-se com seus filhos para tirar fotografias e a atirar coisas ao animal. "O nosso maior receio é que as pessoas se magoem", acrescentou.

A necessidade de tomar mais medidas é também para o bem-estar de Freya, que claramente se deteriorou, sublinhou, revelando que a morsa não está a descansar o suficiente e que um veterinário que a avaliou acredita que está estressada.

Além de uma "operação controlada para abater o animal", estão a ser ponderadas outras opções que incluem mover a morsa do fiorde de Oslo. Mas de momento, não há prazo para quando uma decisão final será tomada.

Freya, que foi vista pela primeira vez na capital norueguesa em meados de julho, recebeu o nome da deusa nórdica da beleza e do amor.

Leia Também: Freya, a morsa que está a roubar corações na Noruega (e a afundar barcos)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório