Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Concluída terceira fase de enchimento da barragem no Nilo Azul

A Etiópia anunciou hoje a conclusão da terceira fase de enchimento do reservatório da mega barragem no Nilo Azul, apesar dos protestos do Sudão e do Egito, que estão preocupados com as consequências no seu abastecimento de água.

Concluída terceira fase de enchimento da barragem no Nilo Azul
Notícias ao Minuto

13:40 - 12/08/22 por Lusa

Mundo Etiópia

"O que veem atrás de mim é o terceiro enchimento concluído", disse o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, num discurso televisivo a partir da Grande Barragem Etíope Renascentista (GERD), localizada no noroeste do país e apresentada como a maior de África.

O nível da água no reservatório atingiu agora os 600 metros, disse o chefe do Governo, num anúncio que ainda não teve reações da parte do Cairo e de Cartum.

O reservatório contém agora 22 mil milhões de metros cúbicos de água, da sua capacidade total de 74 mil milhões.

"O Nilo é um presente de Deus para os etíopes usarem", disse, prosseguindo: "Aqueles que não estão à altura das responsabilidades que lhes foram confiadas devem ser criticados", numa resposta implícita às críticas do Sudão e do Egito.

No entanto, prometeu que a Etiópia não monopolizaria as águas do Nilo e que continuaria a assegurar que não prejudicaria os países a jusante.

O Sudão e o Egito têm repetidamente pedido à Etiópia para parar com o reservatório da GERD, enquanto aguardam, entre outras coisas, por um acordo tripartido sobre a forma como a barragem irá funcionar.

Os dois países, afluentes do Nilo, afirmam que esta mega barragem, o maior projeto hidroelétrico do continente africano e um dos maiores do género no mundo, que produzirá 5.200 megawatts de eletricidade quando estiver concluído, irá afetar o seu abastecimento de água.

No final de julho, o Egito tinha protestado perante o Conselho de Segurança da ONU contra a intenção anunciada da Etiópia de continuar "unilateralmente", durante a atual estação chuvosa, o enchimento do reservatório, que teve início em julho de 2020, apesar da ausência de um acordo entre os três países em questão sobre o assunto.

"O Nilo foi dado gratuitamente a três países: Etiópia, Sudão e Egito e a estes três países foi dada a oportunidade de utilizar esta água gratuitamente", disse Abiy, para quem "se algum país pensa que não deve ser utilizada, está a violar as leis da natureza".

"O projeto, na sua totalidade, está agora 83,3% completo", e as suas obras civis estão "95% completas", disse Kifle Horo, gestor de projeto da GERD, durante a cerimónia.

O objetivo "durante os próximos dois anos e meio (...) é completar a barragem, prosseguir com cada fase de enchimento e instalar as restantes turbinas" para que a GERD possa produzir a plena capacidade, indicou Kifle.

Localizada a cerca de 30 quilómetros da fronteira sudanesa, no Nilo Azul, que se junta ao Nilo Branco em Cartum para formar o Nilo, a barragem tem 1,8 quilómetros de comprimento e 145 metros de altura.

O custo do projeto, lançado em 2011, está estimado em 4.000 milhões de dólares (cerca de 3.890 milhões de euros).

Leia Também: Pelo menos 23 mortos e mais de 80 feridos em confrontos tribais no Sudão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório