Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

MP da Guiné-Conacri lança processo contra o ex-primeiro-ministro Fofana

O Ministério Público da Guiné-Conacri vai lançar um novo processo contra o ex-primeiro-ministro Ibrahima Kassory Fofana pelo alegado desvio de mais de 4,5 milhões de euros destinados a programas económicos e sociais, foi anunciado na quinta-feira.

MP da Guiné-Conacri lança processo contra o ex-primeiro-ministro Fofana
Notícias ao Minuto

00:40 - 12/08/22 por Lusa

Mundo Guiné

Fofana já está a ser investigado pela alegada apropriação indevida de mais de 40 milhões de dólares (38,7 milhões de euros) destinados à gestão da epidemia de covid-19.

"Ordeno-vos que iniciem um processo judicial contra Ibrahima Kassory Fofana (...) por alegada apropriação indevida, branqueamento de dinheiro, corrupção e cumplicidade", escreveu o ministro da Justiça, Alphonse Charles Wright, numa carta ao procurador-geral da República.

Wright disse que as acusações estão relacionadas com os pagamentos de 41.000 milhões de francos guineenses (4,5 milhões de euros) e de 400.000 dólares (387.644 euros) em 2020.

O ministro ordenou igualmente acusações contra um antigo conselheiro económico e financeiro do primeiro-ministro, Ansoumane Camara, e vários funcionários da Agência Nacional para a Inclusão Económica e Social (Anies), o organismo responsável pela implementação do programa anti-pobreza visado na investigação.

Fofana, que está na prisão desde abril, foi primeiro-ministro do antigo Presidente Alpha Condé desde maio de 2018 até setembro de 2021, quando o governo foi derrubado por um golpe de estado militar.

Em 15 de julho, Wright, então procurador-geral da República, anunciou que Fofana estava a ser investigado pela apropriação indevida de 46,2 milhões de dólares (44,77 milhões de euros) destinados à luta contra a pandemia de covid-19.

Os militares, que tomaram o poder pela força em 5 de setembro de 2021, tornaram a luta contra a corrupção, que é considerada endémica na Guiné-Conacri, uma das suas maiores batalhas.

Leia Também: ONG alerta para violações de liberdades na Guiné-Conacri

Recomendados para si

;
Campo obrigatório