Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Bucha despede-se dos corpos não identificados

O invasor esteve presente nesta cidade logo no primeiro mês do seu ataque à Ucrânia, antes de abandonarem o plano de tomar a capital. Quando abandoaram a cidade foram descobertos centenas de corpos de civis.

Em Bucha, a cidade ucraniana onde foram descobertos centenas de corpos de civis que foram violados, torturados e mortos pelas tropas russas, realizou-se, esta quinta-feira, as cerimónias fúnebres daqueles que nunca foram identificados.

Na galeria, pode ver-se o padre ortodoxo ucraniano Andrii Halavin a realizar um serviço fúnebre e enterro das pessoas não identificadas mortas durante a ocupação russa de Bucha.

Recorde-se que o invasor esteve presente nesta cidade logo no primeiro mês do seu ataque à Ucrânia, antes de abandonarem o plano de tomar a capital Kyiv e concentrarem-se sobretudo na zona do Donbass.

Lembre-se também que, logo após a retirada dos soldados no final de março, as autoridades ucranianas descobriram inúmeros corpos vestidos com roupas civis, alguns com as mãos amarradas atrás das costas, entre outras atrocidades.

As imagens do massacre, altamente partilhadas na altura, foram veementemente condenadas pela comunidade internacional, com a Comissão Europeia e a Organização das Nações Unidas (ONU) a abrirem investigações a crimes de guerra praticados na região.

A Rússia negou qualquer responsabilidade e a presidência russa no Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para falar sobre "as provocações dos radicais ucranianos".

Apesar dos primeiros corpos terem sido encontrados em março, só agora foi realizado este funeral daqueles que ninguém conseguiu identificar. Por cima de cada campa em vez de um nome existe um número e em vez da família as vítimas não identificadas contaram apenas com quem as enterra e com o padre neste último adeus.

Veja na galeria o funeral dos não identificados em Bucha.

Leia Também: Violada em Bucha saiu de Portugal. Estaria a ser ameaçada por russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório