Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Venezuela. Mais de 10 mil nacionalidades portuguesas atribuídas em 4 anos

A cônsul-geral de Portugal em Valência divulgou hoje uma mensagem de despedida aos portugueses radicados naquela cidade venezuelana em que destaca o "elevado número", mais de 10.700, de nacionalidades portuguesas atribuídas na sua gestão.

Venezuela. Mais de 10 mil nacionalidades portuguesas atribuídas em 4 anos
Notícias ao Minuto

22:31 - 11/08/22 por Lusa

Mundo cônsul-geral

"Das muitas iniciativas consulares que desenvolvemos neste período, gostaria de destacar o elevado número de novas nacionalidades portuguesas, que, entre 12 de novembro de 2018 e 11 de agosto de 2022, ascenderam a 10.746", explica a cônsul-geral, Rosa Lemos Tavares.

Segundo Rosa Lemos Tavares, em 2021, o Consulado-Geral de Portugal na cidade de Valência (170 quilómetros a leste de Caracas), "ficou em 2.º lugar no número de nacionalidades atribuídas em toda a rede consular portuguesa".

"Isto deve-se ao trabalho árduo de toda a equipa consular, mas também ao precioso apoio que recebemos do Instituto dos Registos e do Notariado - que destacou dois funcionários em missão para a Venezuela em três ocasiões, nos anos de 2018 e 2020 - e ainda à magnífica ajuda que temos recebido da Conservatória dos Registos Centrais, em Portugal, que dá prioridade aos processos recebidos da Venezuela", explicou a cônsul.

Rosa Lemos Tavares começa a sua mensagem explicando que chegou ao final o seu mandato iniciado em 12 de novembro de 2018.

"Foi a primeira vez que assumi o cargo de cônsul-geral, tendo procurado sempre dar o melhor de mim e motivar a nossa equipa consular para lhes prestar um serviço eficiente e de elevada qualidade. Creio que nos foi possível atingir esse objetivo e sei que poderão contar com esta equipa, extremamente profissional, dedicada e orientada para o serviço público", explica.

"Apesar das dificuldades vividas no país nos últimos anos, agravadas pela pandemia da covid-19, fizemos um esforço para nunca interromper o trabalho consular e ir ao encontro das expectativas e necessidades dos nossos utentes", sublinha ainda.

O Estado Português, acrescenta, "encarou sempre a comunidade portuguesa na Venezuela como uma prioridade e investiu, de ano para ano, no reforço do quadro de trabalhadores consulares neste país, dando-lhes formação de alta qualidade e as condições de trabalho necessárias ao bom desempenho das suas funções".

Por outro lado, explica que foi implementada a Rede Médica de Apoio à comunidade portuguesa na Venezuela, atualmente composta de quatro médicos (em Caracas, Los Teques, Valência e Maracay), que prestam consultas médicas gratuitas aos compatriotas duas vezes por semana e lhes fornecem alguns medicamentos gratuitos doados pelo Estado Português.

"Investimos numa comunicação mais próxima ao utente, de forma digital, que se revelou ser fundamental em tempos de pandemia. Através do email damos resposta a mais de 200 mensagens por dia, com informação sobre os requisitos de todos os atos consulares, o estado dos processos e o modo de funcionamento do consulado", explicou.

Segundo Rosa Lemos Tavares, em janeiro de 2021, foi lançada a página institucional do Consulado-Geral de Portugal em Valencia (https://valencia.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/), com informação atualizada e detalhada sobre o trabalho consular e avisos à comunidade.

"Aumentámos o número de permanências consulares realizadas em distintos pontos do país, na sua maioria com três dias de duração e, sempre que possível, com dois funcionários a atender os utentes", explicou.

Rosa Lemos Tavares agradece publicamente aos cônsules-honorários de Portugal e às suas equipas em Barquisimeto, Maracaibo, Maracay, Mérida, Punto Fijo e San Cristóbal.

Também reconhece os conselheiros das comunidades portuguesas e associações luso-venezuelanas dos estados de Carabobo, Aragua, Falcón, Lara e Portuguesa, pela contribuição para o trabalho em rede, em prol da comunidade lusa na Venezuela.

"Queria deixar registada a minha maior admiração e sincero agradecimento aos nossos funcionários do Consulado-Geral em Valência, que todos os dias dão o seu melhor em prol da comunidade portuguesa aqui residente. São uma equipa verdadeiramente fantástica", conclui.

Leia Também: Venezuela e Rússia avaliam aliança estratégica de cooperação bilateral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório