Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

ONU alarmada com número de crianças palestinianas mortas nos últimos dias

A alta-comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, declarou-se hoje alarmada com o número de crianças palestinianas mortas nos últimos dias e exigiu a responsabilização dos causadores das mortes.

ONU alarmada com número de crianças palestinianas mortas nos últimos dias
Notícias ao Minuto

20:20 - 11/08/22 por Lusa

Mundo ONU

Na semana passada, 19 crianças foram mortas, elevando o total para 37 desde o início do ano.

Nas contas do Alto-Comissariado, 17 foram mortas durante as hostilidades em Gaza, entre 05 a 07 de agosto, e duas outras foram mortas em 09 de agosto, durante operações israelitas na Cisjordânia.

"O número de crianças mortas ou feridas este ano é inadmissível", considerou Bachelet, em comunicado.

Em 05 de agosto, os militares israelitas lançaram um ataque à Jihad Islâmica na Faixa de Gaza, durante o qual os principais chefes militares desta foram mortos, tal como vários combatentes do grupo.

"O custo civil da última escalada em Gaza, de 05 a 07 de agosto, foi pesado", segundo o Alto-Comissariado.

Os serviços de Bachelet verificaram que entre os 48 palestinianos mortos, havia pelo menos 22 civis, dos quais 17 crianças e quatro mulheres.

Entre os 360 palestinianos declarados feridos, mais de dois terços eram civis, dos quais 151 crianças, 58 mulheres e 19 idosos.

Os israelitas contrapõem que os mortos palestinianos, entre os quais crianças, foram vítimas de projéteis disparados pela Jihad Islâmica para Israel, mas que caíram por erro no território ocupado.

O Alto-Comissariado acusou também Israel de atingir alvos que eram visivelmente civis.

Bachelet acusou ainda grupos armados palestinianos de terem disparado centenas de projéteis durante ataques cegos, causando vítimas civis e destruição material, tanto em Israel como em Gaza.

O Alto-Comissariado solicitou a realização de investigações rápidas, independentes, imparciais, aprofundadas e transparentes a todos os incidentes em que houve mortos e feridos.

"Persiste uma ausência quase total de responsabilização (...), quer se trate das violações do direito internacional humanitário cometidas por todas as partes nas hostilidades em Gaza, ou das violações israelitas recorrentes do direito internacional e dos direitos do homem, além da ocupação da Cisjordânia, incluindo Jerusalém-Leste", disse Bachelet.

Leia Também: UE apoia com 261 milhões as operações da ONU com refugiados palestinianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório