Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Homem armado que invadiu banco em Beirute rende-se após negociações

O homem armado que invadiu hoje uma sucursal bancária no centro de Beirute, exigindo levantar as suas poupanças, acabou por se render após várias horas de negociações com os funcionários.

Notícias ao Minuto

19:14 - 11/08/22 por Lusa

Mundo Líbano

De acordo com a imprensa local e um grupo de bancários que participou nas negociações, Bassam al-Sheikh Hussein, de 42 anos, aceitou uma oferta do banco para receber parte das suas poupanças.

Após o impasse negocial, Bassam al-Sheikh Hussein libertou os reféns e rendeu-se, sem apresentar ferimentos.

O homem, armado com uma espingarda e uma quantidade indeterminada de gasolina, ameaçou incendiar-se e matar os funcionários se não lhe dessem os 209 mil dólares (cerca de 202 mil euros) que tem depositados no banco, bloqueados devido à grave crise económica que o país atravessa há quase três anos.

Um funcionário do banco disse na manhã de hoje que se encontravam seis ou sete colegas seus na agência, feitos reféns, e que o sequestrador disparou três tiros de aviso.

Soldados, polícias e agentes das forças de segurança interna do país cercaram a área.

Os bancos do Líbano aplicam desde finais de 2019 limites rigorosos de retirada de ativos em moeda estrangeira, retendo efetivamente as poupanças de muitos libaneses.

O país sofre hoje a pior crise económica da sua história moderna, onde três quartos da população mergulhou na pobreza, e o valor da libra libanesa diminuiu mais de 90% face ao dólar norte-americano.

Leia Também: Homem armado faz funcionários de banco reféns em Beirute

Recomendados para si

;
Campo obrigatório