Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Zelensky insiste em acusar a Rússia de criar risco nuclear em Zaporíjia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a acusar a Rússia de aumentar o risco de um possível acidente nuclear na central de Zaporíjia (Zaporizhzhia), alertando que seria a maior catástrofe do género da História.

Zelensky insiste em acusar a Rússia de criar risco nuclear em Zaporíjia
Notícias ao Minuto

11:41 - 11/08/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

"A Rússia usa conscientemente uma central nuclear para o terrorismo e provocações armadas. Está a manter a fábrica refém, a colocar ali equipas de combate e depois a culpar outros", disse Zelensky numa intervenção à distância no início de uma conferência de doadores para a Ucrânia no parlamento dinamarquês.

O Presidente ucraniano referiu-se ao acidente nuclear em Chernobyl, em 1986, então em território da URSS e assegurou que as autoridades russas são "mais cínicas" do que as soviéticas, uma vez que "fazem tudo o que é possível para que o risco de catástrofe nuclear seja o máximo".

Os militares russos controlam a central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, desde os primeiros dias da sua intervenção militar na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro.

Moscovo acusou nos últimos dias Kiev de serem os ucranianos a atacar a central e promover o "terrorismo nuclear", enquanto a Ucrânia culpa a Rússia, ao manter tropas em Zaporíjia, de criar uma situação perigosa para a Europa.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai discutir hoje a situação em Zaporíjia, a pedido da Rússia.

O discurso de Zelensky abriu uma conferência com representantes de 26 países, incluindo vários ministros da Defesa, e marcando uma nova fase de apoio económico e militar à Ucrânia da União Europeia (UE), Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão.

Leia Também: Embaixadores de Lugansk e de Pyongyang na Rússia discutem cooperação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório