Alegado membro dos 'Beatles' do Daesh acusado de terrorismo

Aine Davis foi acusado depois de ter sido deportado para o Reino Unido.

Westminster Magistrates' Court

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/08/2022 08:21 ‧ 11/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Um homem, que será o quarto elemento da célula terrorista conhecida como 'Os Beatles', foi acusado, esta quinta-feira, de crimes de terrorismo. Aine Davis, de 38 anos, foi detido, na noite de quarta-feira, no aeroporto de Luton, depois de ter sido deportado para o Reino Unido pelas autoridades turcas.

Davis, de Hammersmith, oeste de Londres, nega fazer parte do grupo e está sob custódia policial. Será presente a tribunal mais tarde ainda durante o dia de hoje.

Foi acusado de crimes de terrorismo relacionados com incidentes em 2014 e de posse de uma arma de fogo com intuitos terroristas, segundo referiu a procuradoria-geral da Coroa, citada pela Sky News.

Os 'Beatles' terão sido responsáveis pelo rapto e cativeiro de mais de 20 pessoas e a execução de pelo menos sete delas, incluindo os britânicos David Haines e Alan Henning e os norte-americanos Kayla Mueller e Peter Kassig. O grupo causou horror por todo o mundo ao publicar vídeos das execuções dos jornalistas James Foley e Steven Sotloff.

Em abril, Alexanda Kotey, um outro membro dos 'Beatles', foi condenado a prisão perpétua por um tribunal federal norte-americano pela morte de quatro reféns norte-americanos na Síria. Outro membro dessa célula, El Shafee el-Sheikh, preso juntamente com Kotey pelas forças curdas sírias em 2018, foi condenado em abril após julgamento e aguarda sentença.

Ambos os membros do EI foram extraditados do Iraque para os EUA em outubro de 2020, para serem julgados pela Justiça norte-americana. El Shafee el-Sheikh enfrenta a pena de prisão perpétua, mas a sentença só será pronunciada mais tarde.

O quarto membro dos "Beatles", Mohamed Emwazi, terá sido morto por um drone americano na Síria em 2015. Durante o julgamento de El-Wahabi, que terminou com a condenação a uma pena de prisão de dois anos e quatro meses, Aine Leslie Davis foi retratado como um traficante de droga, antes de partir para a Síria.

Os sobrevivente apelidaram os criminosos como 'Beatles' devido ao seu sotaque britânico.

Leia Também: Alegado membro de célula do Estado Islâmico detido no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas