Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Lituânia suspende trânsito de mercadorias russas após atingirem limite

Os caminhos de ferro lituanos anunciaram hoje que suspenderam o trânsito para Kaliningrado de algumas mercadorias russas cujo volume atingiu os limites planeados.

Lituânia suspende trânsito de mercadorias russas após atingirem limite
Notícias ao Minuto

23:03 - 10/08/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Localizado entre a Polónia e a Lituânia, o território russo de Kaliningrado é globalmente abastecido por comboios da Rússia continental.

"As médias de alguns códigos de produtos já foram alcançadas", disse a transportadora pública lituana à agência de notícias AFP.

Esses abrangem produtos de ferro e aço, madeira, fertilizantes e etilenoglicol.

"Quando a quantidade transportada de mercadorias específicas atinge as médias anuais fixas, os pedidos de transporte são indeferidos e o seu transporte não é realizado", especificou a companhia.

O trânsito ferroviário para Kaliningrado foi retomado em julho, sob "diretrizes europeias", depois de ter sido interrompido no mês anterior por Vílnius no âmbito das sanções da União Europeia (UE) às importações de mercadorias russas, após a invasão da Rússia à Ucrânia.

A UE permitiu o trânsito ferroviário após semanas de tensão com Moscovo, que chamou à atitude lituana de "bloqueio" ao enclave e ameaçou retaliar.

As diretrizes europeias, no entanto, permitem controlar as quantidades de mercadorias que transitam pela UE para garantir que correspondam às necessidades do enclave russo.

A Lituânia calcula os seus volumes com base na média das mercadorias transportadas por ferrovia dos últimos três anos.

Leia Também: Acordo de princípio para que Kyiv seja representada pela Suíça na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório