Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Sri Lanka.Tailândia recebe Presidente deposto

As autoridades da Tailândia anunciaram hoje que chegará ao país nos próximos dias o ex-Presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, fugido às manifestações que nos últimos meses agitaram a ilha, afetada por problemas económicos graves.

Sri Lanka.Tailândia recebe Presidente deposto
Notícias ao Minuto

15:31 - 10/08/22 por Lusa

Mundo Sri Lanka

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros tailandês, Tanee Sangrat, disse numa mensagem na rede social Twitter que a Tailândia recebeu um pedido do Governo do Sri Lanka para Rajapaksa poder ficar no país, com base nos "laços cordiais e antigos entre os dois países".

Acordos bilaterais permitem que Rajpaksa, detentor de passaporte diplomático do Sri Lanka, possa ficar na Tailândia durante 90 dias sem precisar de visto de entrada e "a estadia será temporária para continuar viagem", precisou Sangrat, salientando que "não foi pedido asilo político".

Afirmou não saber a data exata da chegada do ex-chefe de Estado cingalês, embora a imprensa local aponte quinta-feira como dia da viagem a partir de Singapura, onde está há cerca de um mês, depois de ter passado pelas Maldivas na fuga do seu país.

A chegada de Rajapaksa "não causará nenhum problema", afirmou aos meios de comunicação o ministro dos Negócios Estrangeiros da Tailândia, Don Pramidwinai, assegurando que "não há objeção do Governo" e que não espera que haja problemas com a comunidade de imigrantes do Sri Lanka.

O Presidente do Sri Lanka nomeado pelo parlamento, Ranil Wickremesinghe, tentou entretanto responder com medidas à escassez de água e combustível, que há quatro meses mantém as ruas com manifestantes revoltados com a carência.

As manifestações culminaram na invasão da residência e gabinete oficial de Rajapaksa no princípio de julho, que precipitou a fuga do ex-Presidente, entretanto deposto.

Leia Também: Membros da delegação do Sri Lanka desertaram nos Jogos da Commonwealth

Recomendados para si

;
Campo obrigatório