Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Crimeia e Donetsk? "Territórios ucranianos sujeitos a libertação"

Um dos responsáveis pelo governo ucraniano colocou a região anexada pela Rússia em 2014 no 'mesmo saco' que as regiões controladas pelos russos nos últimos meses.

Crimeia e Donetsk? "Territórios ucranianos sujeitos a libertação"

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia reforçou, esta quarta-feira, a ideia de que de os territórios ocupados pelos russos continuam a pertencer à Ucrânia - nomeadamente, a Crimeia, região que está sob controlo russo desde 2014.


"'Mãe, temos de ir' - é o nosso slogan dos russos-ladrões que vivem em casas tomadas em territórios roubados", começou por escrever Mykhaylo Podolyak no Twitter.

Quando aos territórios ocupados pelos russos - tanto aqueles que foram tomados nos últimos meses ou na última década - o responsável ucraniano foi peremptório: "Legalmente, Donetsk e a Crimeia têm o mesmo estatuto que Mariupol ou Melitopol. São territórios ucranianos ocupados por russos, e que estão sujeitos à libertação".

"O resto é ficção e propaganda russa", rematou Podolyak na rede social.

Ao lançar a ofensiva em 24 de fevereiro, a Rússia disse que pretendia "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia, e que estava a responder a pedidos de ajuda das populações russófonas do Donbass, no leste do país invadido.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares da guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 168.º dia, embora diversas fontes, incluindo a ONU, admitam que será elevado.

Leia Também: Kyiv rejeita responsabilidade por explosões em base aérea na Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório