Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Macau baixa alerta de ciclone tropical, que está a afastar-se do território

Macau baixou às 13h00 (06h00 em Lisboa) o sinal de alerta para o ciclone tropical Mulan, à medida que este se afasta do território.

Macau baixa alerta de ciclone tropical, que está a afastar-se do território
Notícias ao Minuto

06:36 - 10/08/22 por Lusa

Mundo Macau

A Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau informou que o tempo "continua instável devido à influência da circulação do ciclone tropical (...) e das bandas de chuva relacionadas" e que se espera ainda vento forte, aguaceiros ocasionais e trovoadas.

De acordo com a Proteção Civil, até às 12h00 (05h00 em Lisboa) não tinham sido registados incidentes, tanto na península de Macau como nas ilhas da Taipa e Coloane.

Segundo a Autoridade de Aviação Civil, oito voos previstos para o Aeroporto Internacional de Macau sofreram atrasos, foram cancelados ou alterados.

As autoridades informaram que o serviço de transportes públicos foi retomado e entretanto reaberta a circulação nas três pontes marítimas.

Apenas quatro pessoas procuraram abrigo nos Centros de Acolhimento de Emergência.

Macau tinha declarado hoje o estado de prevenção imediata e elevado para 8 o nível de alerta devido ao Mulan, baixando agora o aviso para nível 3.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, com o último (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.

Em setembro de 2018, o Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causou 10 mortos e 240 feridos.

Leia Também: BNU em Macau com lucro de 15,5 milhões no primeiro semestre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório