Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Descida da água alimenta esperança de salvamento de mineiros no México

A descida do nível de água graças a um bombeamento incessante fez nascer a esperança que salvadores possam penetrar, quarta ou quinta-feira, na mina mexicana inundada para encontrar 10 mineiros desaparecidos desde há seis dias, anunciou o governo na terça-feira.

Descida da água alimenta esperança de salvamento de mineiros no México
Notícias ao Minuto

07:48 - 10/08/22 por Lusa

Mundo México

As imagens recolhidas por um drone submarino, equipado com uma câmara, na segunda-feira, mostraram que obstáculos e correntes ainda tornavam arriscado o envio de mergulhadores para as profundezas da mina de Agujita, no estado de Coahuila, no norte, indicou a coordenadora nacional da defesa civil, Laura Velazquez.

Os responsáveis preferem esperar que o nível de água baixe ainda mais 1,50 metros para permitir "a entrada aos mergulhadores e salvadores", declarou o Presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, à comunicação social.

Várias centenas de salvadores, entre os quais soldados e mergulhadores militares, participam nas operações de socorro para salvar os mineiros, cujos familiares estão cada vez mais inquietos à medida que o tempo passa.

Os esforços estão concentrados na bombagem da água que está na mina, que tem uma profundidade de 60 metros.

Segundo as autoridades, os mineiros estavam a fazer trabalhos de escavação quando perfuraram um lençol freático.

Coahuila, a principal região produtora de carvão do Mexico, conheceu uma série de incidentes mineiros mortais ao longo dos anos. O pior acidente ocorreu na mina de Pasta de Conchos em 2006, quando morreram 65 mineiros.

Leia Também: México envia drone aquático para salvar dez mineiros retidos em mina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório