Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha. Procura por máquinas de fazer gelo triplica perante escassez

Assim, a falta deste produto é causada pelo aumento dos custos de eletricidade, combustível e plástico.

Espanha. Procura por máquinas de fazer gelo triplica perante escassez
Notícias ao Minuto

19:34 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gelo

A procura por fabricantes de cubos de gelo quase triplicou, devido à escassez de sacos de gelo num contexto marcado pelas ondas de calor que afetam a península ibérica nas últimas semanas. Os dados são compilados pelo idealo.es, referem-se a Espanha e são avançados pela Europa Press. 

Assim, a falta deste produto é causada pelo aumento dos custos de eletricidade, combustível e plástico, que tornam o produto mais caro e difícil de produzir.

Como resultado, o interesse por estes aparelhos cresceu 183% desde que a escassez começou a notar-se nos supermercados, restaurantes e espaços de lazer.

Em Espanha, o racionamento na venda de gelo - e o desaparecimento do produto de supermercados e gasolineiras - chegou quando se esgotaram as reservas do produto, resultado de uma "tempestade perfeita" em que se juntaram o aumento dos preços da eletricidade e as ondas de calor que afetam o país desde junho, segundo os empresários.

A produção de gelo, com vista a responder à habitual procura de verão, começa a fazer-se nos meses iniciais do ano, mas em 2021, o aumento do preço da eletricidade gerou custos de fabrico e armazenamento que levaram a parar as fábricas.

A inflação em Espanha foi de 10,8% em julho, o valor mais alto em 38 anos, desde setembro de 1984.

Em Portugal, o aumento de procura também foi notado, principalmente nos supermercados, mas não houve racionamento. 

Leia Também: Continente diz que houve aumento de 93% da procura de gelo em julho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório