A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, defendeu, esta terça-feira, que a sua viagem a Taiwan, na semana passada, “valeu a pena”, demonstrando assim que não se arrepende da sua decisão, apesar da resposta da China, que lançou exercícios militares em redor da ilha.
“Sim, valeu a pena”, respondeu Pelosi, durante uma entrevista ao programa ‘Today’, da NBC.
“O que os chineses estão a fazer é o que eles costumam fazer”, acrescentou, reforçando ainda que recebeu um “apoio bipartidário esmagador” após a visita.
“A China não terá permissão para isolar Taiwan”, defendeu, questionando por que razão a sua visita recebeu tanta atenção, quando meses antes um grupo de senadores também viajou para Taiwan.
“Alguém fez um barulho?”, questionou.
A líder do Congresso foi mais longe e voltou depois o seu discurso para o presidente chinês Xi Jinping, referindo que este “tem as suas próprias inseguranças” e que se encontra num “lugar frágil”.
Numa outra entrevista à MSNBC, também esta terça-feira, Pelosi afirmou: “Ele [Xi Jinping] tem problemas com a sua Economia. Está a agir como um bully assustado”, disse, frisando que o objetivo do chefe de Estado da China é ser reeleito.
Recorde-se que Nancy Pelosi é a mais importante responsável norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos. A China, que considera Taiwan parte do seu território, chamou à visita uma grande provocação e ameaçou os Estados Unidos de retaliação. Desde então, o Exército chinês lançou vastas manobras ao redor da ilha.
Leia Também: China prolonga pelo 6.º dia exercícios militares ao redor de Taiwan