Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Visita a Taiwan? "Valeu a pena", disse Pelosi. Xi é um "bully assustado"

Pelosi deu as primeiras entrevistas desde a sua polémica visita a Taiwan. A responsável norte-americana disse que o presidente da China, Xi Jinping, é um "bully assustado".

Visita a Taiwan? "Valeu a pena", disse Pelosi. Xi é um "bully assustado"
Notícias ao Minuto

14:57 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, defendeu, esta terça-feira, que a sua viagem a Taiwan, na semana passada, “valeu a pena”, demonstrando assim que não se arrepende da sua decisão, apesar da resposta da China, que lançou exercícios militares em redor da ilha. 

“Sim, valeu a pena”, respondeu Pelosi, durante uma entrevista ao programa ‘Today’, da NBC. 

“O que os chineses estão a fazer é o que eles costumam fazer”, acrescentou, reforçando ainda que recebeu um “apoio bipartidário esmagador” após a visita.

“A China não terá permissão para isolar Taiwan”, defendeu, questionando por que razão a sua visita recebeu tanta atenção, quando meses antes um grupo de senadores também viajou para Taiwan.

“Alguém fez um barulho?”, questionou.

A líder do Congresso foi mais longe e voltou depois o seu discurso para o presidente chinês Xi Jinping, referindo que este “tem as suas próprias inseguranças” e que se encontra num “lugar frágil”.

Numa outra entrevista à MSNBC, também esta terça-feira, Pelosi afirmou: “Ele [Xi Jinping] tem problemas com a sua Economia. Está a agir como um bully assustado”, disse, frisando que o objetivo do chefe de Estado da China é ser reeleito.

Recorde-se que Nancy Pelosi é a mais importante responsável norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos. A China, que considera Taiwan parte do seu território, chamou à visita uma grande provocação e ameaçou os Estados Unidos de retaliação. Desde então, o Exército chinês lançou vastas manobras ao redor da ilha.

Leia Também: China prolonga pelo 6.º dia exercícios militares ao redor de Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório