Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UE apoia com 261 milhões as operações da ONU com refugiados palestinianos

A Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, uma contribuição de 261 milhões de euros para apoiar ao longo dos próximos três anos as operações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA).

UE apoia com 261 milhões as operações da ONU com refugiados palestinianos
Notícias ao Minuto

12:31 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Palestina

Em comunicado, o executivo comunitário explica que esta contribuição inclui o financiamento trienal (2021-2024) da União Europeia para a UNRWA, no montante de 246 milhões de euros, a que se junta uma ajuda financeira de 15 milhões de euros, ao abrigo do mecanismo alimentar e de resiliência, "para fazer face à insegurança alimentar e mitigar o impacto da guerra na Ucrânia".

"A UE, enquanto parceiro de longo prazo da UNRWA, está empenhada em continuar com o apoio político e financeiro às suas atividades. A UNRWA continua a ser crucial para fornecer a proteção necessária e os serviços essenciais aos refugiados palestinianos, apoiando a paz e a estabilidade na região", comentou o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.

Por seu lado, o comissário responsável pela Política de Vizinhança, sublinhou que a UE continua a ser "um parceiro fiável e previsível e um dos principais doadores da UNRWA" e comentou que "outros [atores] precisam de se juntar à UE para fornecer um financiamento plurianual previsível" à agência da ONU, que "desempenha um papel estabilizador na região".

A União Europeia e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente têm já desde 1971 uma parceria estratégica, cujo 50.º aniversário foi celebrado no ano passado.

Leia Também: Delegação egípcia em Gaza para tentar acordo de cessar-fogo com Jihad

Recomendados para si

;
Campo obrigatório