Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Um morto e 4 internados após darem positivo para legionella em Espanha

O conselheiro de Saúde descartou que estes sete casos sejam considerados um surto, uma vez que não há um vínculo comum definido.

Um morto e 4 internados após darem positivo para legionella em Espanha
Notícias ao Minuto

12:11 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma pessoa morreu e outras quatro permanecem internadas no Hospital San Pedro de Alcántara de Cáceres, todas com patologias prévias de caráter respiratório ou hematológico, depois de darem positivo como portadoras de legionella.

A causa da morte desta vítima está ainda a ser analisada para apurar as causas da morte, no caso se o óbito se deve ao facto de ter desenvolvido a doença dos legionários ou devido a complicações provocadas pelo cancro respiratório que já tinha, tal como referiu, esta terça-feira, em conferência de imprensa, citada pelo El Mundo, o conselheiro de Saúde, José María Vergeles.

Outras duas pessoas infetadas com legionella já receberam alta do hospital. O número total de casos de momento é de sete - todos na cidade de Cáceres e entre 2 e 4 de agosto.

Vergeles descartou que esses sete casos sejam um surto, uma vez que não há um vínculo comum definido e claro da origem do contágio, exceto que são pessoas que trabalham ou residem na área urbana de São Jorge.

Cumprindo o protocolo, as autoridades de Saúde rastrearam mais de quinze pontos da zona - incluindo torres de refrigeração, rede de distribuição de água e fontes ornamentais. Os resultados da estirpe demoram entre dez e quinze dias, mas foi feito um teste rápido nos mesmos pontos também, que deram positivo em alguns, "sem que isso signifique que a presente estirpe seja a causa de doenças em humanos".

Mas alguns foram encerrados e encomendados trabalhos de limpeza. No entanto, a água potável não está comprometida na cidade.

Leia Também: Coimbra. Laboratório é 'Sherlock Holmes' na caça de doenças em plantas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório