Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Estatueta roubada de templo na Índia encontrada nos EUA 50 anos depois

A figura data do século XII e foi roubada em 1971 do estado indiano de Tamil Nadu.

Estatueta roubada de templo na Índia encontrada nos EUA 50 anos depois
Notícias ao Minuto

08:10 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte

Uma estatueta roubada em 1971 de um templo no estado indiano de Tamil Nadu foi encontrada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Segundo as autoridades, a figura do século XII da deusa hindu Parvati foi encontrada na leiloeira Bonhams.

A Bonhams é uma casa de leilões internacional privada, com sede em Londres. Um responsável das autoridades referiu que a polícia de Tamil Nadu já "preparou os papéis" para trazer a estatueta de volta, conta a BBC.

A investigação começou em 2019 depois de um responsável pelo templo ter feito queixa na polícia. Esta figura, que mede cerca de 52 centímetros de altura, estava entre cinco figuras desaparecidas do templo.

As autoridades deram conta de que a estatueta que mostra a deusa de pé, a usar uma coroa de anéis, está avaliada em mais de 210 mil dólares (cerca de 200 mil euros). 

Nos últimos anos, a Índia tem aumentado os esforços para reaver artefactos que tenham sido roubados ou contrabandeados de templos. Em fevereiro deste ano, o primeiro-ministro Naredra Modi revelou que desde de 2014 já tinham sido recuperados "mais de 200 ídolos preciosos".

Leia Também: Estátua de Putin erguida em parque infantil envia mensagem sobre a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório