Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quatro navios inspecionados esta terça-feira. Mais dois zarpam da Ucrânia

Um dos novos navios tem como destino final Istambul, enquanto o outro rumará à Coreia do Sul.

Quatro navios inspecionados esta terça-feira. Mais dois zarpam da Ucrânia

O ministro da Defesa da Turquia anunciou, esta terça-feira, que mais dois navios zarparam da Ucrânia, a partir do porto de Chornomorsk.

De acordo com um comunicado emitido pelo governo turco, a embarcação Ocean Lion, que leva cerca de 65 mil toneladas de milho, tem como destino a Coreia do Sul, enquanto a Rahmi Yagci leva cerca de 5 mil toneladas até à Turquia.

Ainda segundo o mesmo comunicado, citado pela Reuters, quatro dos seis navios que tiveram 'luz verde' para sair de território ucraniano rumo à inspeção já estão ancorados nos portos turcos, e serão inspecionados esta terça-feira. Recorde-se que no domingo quatro navios zarparam da Ucrânia, e outros dois ontem.

A saída destas embarcações faz parte de um acordo alcançado entre a Rússia, a Ucrânia, a Turquia e a Organização das Nações Unidas, com vista à exportação de cereais - problemática que estava estagnada devido ao bloqueio dos portos ucranianos por parte dos russos, na sequência da invasão ao país.

O bloqueio, que começa agora a ser desfeito - tendo o primeiro barco chegado ao destino final ontem após inspeção -, já deixou algumas partes do mundo, nomeadamente países africanos, com rações reduzidas. 

No total, já 12 navios zarparam da Ucrânia no âmbito e do acordo de exportação de cereais, assinado a 22 de julho. De acordo com a agência de notícias turca Anadolu, já saíram na Ucrânia cerca de 375 mil toneladas desde que o acordo começou a ser cumprido.

Leia Também: Rússia suspende inspeções de arsenal nuclear dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório