Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Taiwan acusa Pequim de usar exercícios militares para preparar invasão

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan acusou hoje Pequim de ter usado os exercícios militares para preparar a invasão da ilha.

Taiwan acusa Pequim de usar exercícios militares para preparar invasão
Notícias ao Minuto

06:06 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Invasão

Pequim "utilizou os exercícios militares para se preparar para a invasão de Taiwan", disse Joseph Wu numa conferência de imprensa em Taipé, após manobras das forças armadas da ilha que decorreram hoje.

"A verdadeira intenção da China é alterar o 'status quo' no Estreito de Taiwan e em toda a região", sublinhou.

"Está a conduzir exercícios militares e lançamentos de mísseis em grande escala, bem como ciberataques, uma campanha de desinformação e coerção económica para enfraquecer o moral da população de Taiwan", acrescentou.

As forças armadas de Taiwan efetuaram hoje um exercício de artilharia com uso de fogo real a simular a defesa da ilha contra um ataque da China, estando previsto um outro para quinta-feira.

A China lançou na semana passada as suas maiores manobras militares em torno de Taiwan, em resposta a uma visita da líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a mais importante figura política norte-americana a visitar a ilha em 25 anos.

A China considera Taiwan, com uma população de cerca de 23 milhões de habitantes, como uma das suas províncias, que deve ser reunificada ao resto do território, desde o fim da guerra civil chinesa de 1949, quando os nacionalistas perderam o conflito para os comunistas e refugiaram-se na ilha.

O exército de Taiwan disse na segunda-feira que os exercícios já estavam programados e não constituíam uma resposta aos exercícios chineses em curso.

A ilha realiza regularmente exercícios militares a simular uma invasão chinesa e no mês passado efetuou manobras do mar, num cenário em que procurava repelir ataques numa "operação de interceção conjunta", como parte dos seus grandes exercícios anuais.

Leia Também: EUA vão continuar a usar Estreito de Taiwan apesar da crise com Pequim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório