Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia suspende inspeções de arsenal nuclear dos EUA

De acordo com a Rússia, os EUA estão neste momento em vantagem tendo em conta que privaram Moscovo do direito de realizar inspeções em território americano.

Rússia suspende inspeções de arsenal nuclear dos EUA
Notícias ao Minuto

23:58 - 08/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Rússia

A Rússia informou os Estados Unidos da América (EUA) que suspendeu "temporariamente" as inspeções no local das suas armas nucleares estratégicas. Estas inspeções faziam parte do tratado de controlo de armas conhecido como New START (Novo Começo), em vigor desde fevereiro de 2011.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo citado pela BBC, os EUA estão neste momento em vantagem no que diz respeito a este acordo tendo em conta que privaram a Rússia do direito de realizar inspeções em território americano.

Segundo a tutela, as sanções dos EUA impostas à Rússia sobre a Ucrânia mudaram as condições entre os países, sendo necessário suspender o último acordo de redução de armas remanescente entre os antigos rivais da Guerra Fria.

Este acordo limita a 1.550 o número de armas nucleares de longo alcance que cada país pode implantar e segundo a Rússia esta suspensão foi permitida sob os termos do tratado "em circunstâncias excepcionais".

Esta decisão russa acontece uma semana depois do presidente dos EUA, Joe Biden, informar que estava pronto para trabalhar num novo acordo de armas nucleares com o presidente Vladimir Putin sendo que o acordo atual vai expirar em 2026.

Leia Também: "O mundo não deve esquecer Chernobyl", diz Zelensky sobre Zaporizhzhia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório