Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Marrocos apoia extradição para os EUA de francês acusado de vender dados

Marrocos apoia a extradição do estudante francês Sébastien Raoult, acusado pelos EUA de se ter infiltrado ilegalmente nos sistemas informáticos de várias grandes empresas para vender os dados de milhões de utilizadores, confirmou hoje o pai do suspeito.

Marrocos apoia extradição para os EUA de francês acusado de vender dados
Notícias ao Minuto

22:11 - 08/08/22 por Lusa

Mundo Sébastien Raoult

"A França traiu o meu filho, vendeu-o e deixou-o ao abandono. Apesar das minhas cartas e telefonemas, nenhum ministério me contactou", disse Paul Raoult à BFM TV, onde confirmou que o sistema de justiça marroquino era favorável à extradição do estudante de 21 anos para os Estados Unidos.

O sistema judicial do país africano ainda não ordenou a entrega do homem, mas num relatório interno mostrou-se favorável a executá-la na sequência do mandado de busca internacional.

Os Estados Unidos acusam o jovem de estar envolvido em crimes informáticos contra empresas norte-americanas, incluindo a gigante Microsoft, segundo fontes da revista francesa L'Obs, que revelou o caso.

Empresas como a Microsoft, o operador telefónico AT&T e a marca de vestuário Bonobo foram extorquidas por este grupo, conhecido como ShinyHunters, que exigiu dinheiro em troca da não venda de dados roubados a terceiros.

Preso em 31 de maio no aeroporto de Rabat, Raoult está detido desde 2 de junho enquanto aguarda a decisão do tribunal.

Segundo a polícia marroquina, havia um alerta vermelho sobre o francês solicitando às autoridades internacionais que o prendessem imediatamente por um caso de pirataria na Internet.

Nos EUA, poderia enfrentar até 116 anos de prisão se fosse condenado.

"O Governo está a esconder a cabeça como uma avestruz. Não é normal para um cidadão francês", acrescentou o pai do detido.

O advogado do acusado, Philippe Ohayon, quer que o seu cliente seja enviado para França e acusa o seu país de o ter abandonado desde que as autoridades norte-americanas, em colaboração com as autoridades francesas, prenderam outras cinco pessoas no dia 31 de maio em solo francês, no âmbito do mesmo caso.

Leia Também: África do Sul recusa pedido de Moçambique face extradição de ex-ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório