Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Permitir à Rússia intimidar a Ucrânia significa “época aberta” no mundo

Para os EUA é importante enfrentar a Rússia porque a sua agressão contra a Ucrânia ameaça os princípios fundamentais do sistema internacional.

Permitir à Rússia intimidar a Ucrânia significa “época aberta” no mundo

O secretário de estado norte-americano Antony Blinken afirmou esta segunda-feira que permitir que a Rússia "intimide" a Ucrânia sem oposição significaria uma "época aberta" no mundo.

As declarações foram proferidas numa conferência de imprensa, ao lado da ministra dos Negócios Estrangeiros da África do Sul, Naledi Pandor. Blinken disse ainda que os Estados Unidos da América (EUA) acham importante enfrentar a Rússia porque a sua agressão contra a Ucrânia ameaça os princípios fundamentais do sistema internacional.

"Se permitirmos que um grande país intimide um menor, simplesmente invada e conquiste o seu território, então será uma época aberta de caça, não apenas na Europa, mas em todo o mundo", referiu o governante americano, citado pela agência Reuters.

Já a governante da África do Sul, esclareceu que ninguém na África do Sul apoiava a guerra na Ucrânia, mas que o direito internacional não estava a ser aplicado de maneira uniforme. 

"Devemos estar igualmente preocupados com o que está a acontecer com o povo da Palestina, como estamos com o que está a acontecer com o povo da Ucrânia", salientou.

Recorde-se que a África do Sul absteve-se condenar em votação das Nações Unidas a invasão da Ucrânia e, como outros países africanos, resistiu aos apelos para condenar a Rússia.

Leia Também: Antony Blinken inicia em Joanesburgo segunda viagem oficial a África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório