Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Rússia queima gás? É uma má notícia, mas pode significar sucesso de Kyiv

As publicações finlandesas avistaram chamas ao longo da fronteira. O ministro da Energia diz que este é um sinal de sucesso do Ocidente, que terão deixado a Rússia entre o poço e o ar - ou seja, sem outra opção.

Rússia queima gás? É uma má notícia, mas pode significar sucesso de Kyiv

Os média finlandeses avançaram, na semana passada, que a Rússia estaria a queimar gás na estação de compressão de Portovaya, nas instalações da Gazprom.

De acordo com a estação televisiva finlandesa Yle, os responsáveis estão a queimar gás desde 17 de junho. Aquilo que é uma má notícia, pode, no entanto, ter o outro lado da moeda, segundo o ministro da Energia da Ucrânia.

"Os média finlandeses apontam que as chamas têm vindo a arder ao longo da fronteira russa, e o seu tamanho é tão grande que se tem visto do lado finlandês", escreve Herman Galushchenko numa publicação partilhada no Facebook.

Sublinhando que já tinha apontado este como um possível cenário, o responsável explica como estes acontecimentos são más notícias, mas que têm outro significado para além do desperdício deste bem. "O processo tecnológico de extração de gás é muito complexo - não se pode fechar a válvula no poço tão depressa. E o gás extraído precisa de ser armazenado ou transportado para algum lado", refere Galushchenko, notando: "As sanções ocidentais continuam a estrangular a Rússia".

"Em vez de fazerem milhares de milhões de euros em fornecimento, os russos são forçados a queimar o gás extraído no ar", explicou.

"Os chantagistas já estão a sentir os danos", continuou, referindo que era por isto que era "importante o Ocidente manter as suas sanções, assim como intensificá-las"

Leia Também: Primeiro navio com cereais a sair da Ucrânia chegou ao destino final

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório