Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

China prolonga por um dia exercícios militares ao redor de Taiwan

O Exército chinês vai prolongar até hoje os exercícios militares que iniciou na quinta-feira, em torno de Taiwan, como retaliação pela visita à ilha da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

China prolonga por um dia exercícios militares ao redor de Taiwan
Notícias ao Minuto

08:51 - 08/08/22 por Lusa

Mundo Taiwan

O Exército de Libertação Popular (PLA) anunciou na rede social Weibo -- o equivalente chinês ao Twitter -- que continua a "realizar exercícios práticos conjuntos no espaço aéreo e marítimo ao redor da ilha de Taiwan".

As manobras que Pequim realizou nos últimos dias, que incluíram o uso de fogo real e o lançamento de mísseis de longo alcance, foram descritas pelo governo de Taiwan como "irresponsáveis", além de suscitarem preocupação na comunidade internacional.

Os exercícios de segunda-feira vão concentrar-se em operações anti - submarino e ataques aéreos com navios como alvo, acrescentou o comunicado.

No entanto, as autoridades não especificaram a localização destas manobras adicionais ou se vão manter as seis áreas onde foram realizados os exercícios dos últimos dias, uma delas localizada a apenas 20 quilómetros de Kaohsiung, a principal cidade do sul de Taiwan.

No domingo, que deveria ter sido o último dia de manobras militares, os exercícios concentraram-se no "teste de capacidade de fogo conjunto para ataques terrestres e ataques aéreos de longo alcance", ações que Taiwan denunciou e seguiu "de perto", através das suas forças armadas.

Os primeiros quatro dias de manobras abrangeram as seis áreas mencionadas ao redor da ilha, nas quais os espaços aéreo e marítimo foram fechados, e incluíram o uso de fogo real e o lançamento de mísseis de longo alcance, alguns dos quais caíram em águas do Japão, motivando um protesto oficial do Governo japonês.

O ministério da Defesa Nacional de Taiwan denunciou que vários navios e aviões militares chineses cruzaram a linha média do Estreito da Formosa, que na prática é uma fronteira não oficial, que era até agora tacitamente respeitada por Taipé e Pequim.

Em reação aos movimentos da China e para testar a sua "prontidão de combate", a ilha anunciou que vai realizar exercícios militares esta semana.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. No entanto, Pequim considera Taiwan parte do seu território, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força caso a ilha declare independência.

A China descreveu a visita de Pelosi como uma "farsa" e "traição deplorável".

Leia Também: Tensões entre China e Taiwan podem levar ao adiamento do iPhone

Recomendados para si

;
Campo obrigatório