Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Junta no poder no Chade e rebeldes assinam acordo de cessar-fogo no Qatar

A junta militar no poder no Chade e alguns dos grupos rebeldes assinaram hoje, no Qatar, um acordo de paz, antes de negociações de reconciliação nacional, previstas para 20 de agosto, no país africano.

Junta no poder no Chade e rebeldes assinam acordo de cessar-fogo no Qatar
Notícias ao Minuto

08:07 - 08/08/22 por Lusa

Mundo Qatar

O principal grupo rebelde, no entanto, não concordou com os termos e não assinou o acordo, que prevê um cessar-fogo até ao início das negociações, na capital do Chade, N'Djamena.

A junta militar concordou também em "não realizar nenhuma operação militar ou policial contra os grupos signatários" do acordo em países vizinhos como o Sudão e a Líbia, onde alguns dos grupos se refugiaram.

O maior destes grupos, o Front pour l'Alternance et la Concorde au Tchad (FACT -- Frente para a Alternância e Concórdia no Chade), na origem da ofensiva a partir da Líbia, que custou a vida do ex-líder do país Idriss Déby, em 2021, não assinou o acordo.

As negociações entre o Governo e os grupos armados começaram em março, após vários adiamentos, para encerrar décadas de agitação e instabilidade neste país com 16 milhões de pessoas, que passou por vários golpes de Estado.

No dia seguinte à morte do Presidente Idriss Déby Itno, morto na frente de combate contra os rebeldes em abril de 2021, o seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno foi proclamado Presidente do país, liderando, assim, o Conselho Militar de Transição composto por 15 generais.

Na altura, Mahamat Idriss Déby Itno prometeu eleições livres e democráticas no prazo de 18 meses, após um "diálogo nacional inclusivo" com toda a oposição política e todos os inúmeros movimentos rebeldes para a negociar a paz com cerca de 50 grupos armados.

Leia Também: 'Dubai Madeira': 400 apartamentos de luxo num investimento de 300 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório