Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Rio seco em Itália revela bomba da II Guerra Mundial por explodir

Foi encontrada por pescadores nas margens do rio Pó.

Notícias ao Minuto

07:58 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial por explodir, que estava submersa num rio italiano, foi revelada devido à seca extrema naquela zona. O engenho explosivo, que pesava 450 quilos, foi encontrado por pescadores nas margens do rio Pó.

Segundo a BBC, grandes secções do rio de 650 quilómetros de comprimento secaram durante aquela que é a pior seca em Itália desde há 70 anos.

Normalmente o tempo seco e os baixos níveis de chuva, agravaram a escassez de água no norte do país e aumentaram os receios sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A bomba por detonar, que as autoridades italianas disseram conter 240 quilos de explosivos, foi descoberta perto da vila de Borgo Virgilio, na Lombardia, em julho.

Cerca de 3 mil habitantes próximos do local foram retirados para que, no domingo, especialistas pudessem realizar com segurança uma explosão controlada. O espaço aéreo da área também foi fechado brevemente, assim como o tráfego fluvial.

O Pó é o rio mais longo de Itália, flui dos Alpes do sudoeste até ao Mar Adriático - mas imagens de satélite deste ano mostram extensões do leito do rio secas como resultado da seca. As autoridades declararam estado de emergência o mês passado para as áreas ao redor do Pó, que irriga cerca de um terço da produção agrícola do país.
 
Veja as imagens da bomba e da detonação controlada na galeria acima.

Leia Também: Presidente mexicano pede a equipas de resgate que "façam mais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório