Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Saíram da Ucrânia mais dois navios com cereais

Anúncio foi feito pela Turquia.

Saíram da Ucrânia mais dois navios com cereais
Notícias ao Minuto

07:57 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Dois novos navios, carregados de cereais, saíram, esta segunda-feira, de portos ucranianos, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia, citado pela Reuters. 

Estas saídas elevam para dez o total de navios a deixar a Ucrânia desde o primeiro carregamento de cereais autorizado, após o acordo assinado a 22 de julho em Istambul.

Os navios que hoje partiram tratam-se, segundo o Ministério turco, do Sacura, que partiu de Yuzni e que transporta 11 toneladas de soja para Itália, e o Arizona, que partiu de Chornomorsk, com 48.458 toneladas de milho para Iskenderun, no sul da Turquia. 

No domingo também quatro navios deixaram a Ucrânia e deverão ancorar perto de Istambul esta noite e onde amanhã serão inspecionados.

Recorde-se que o centro conjunto, do qual fazem parte representantes russos, ucranianos, turcos e das Nações Unidas, foi criado para fiscalizar o envio dos cereais ucranianos, na sequência dos acordos separados com a Ucrânia e com a Rússia para tentar pôr termo à crise alimentar global.

O acordo de 22 de julho sobre a exportação dos cereais por via marítima permitiu criar corredores seguros através das águas minadas à saída dos portos ucranianos.

Leia Também: Ucrânia pede à Alemanha que previna o inverno e adie fim do nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório