Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de metade dos estados norte-americanos quer sair dos EUA

Milhares de norte-americanos de 28 estados assinaram várias petições no site da Casa Branca ‘We The People’, a pedir a saída da república federal, o que mostra as profundas divisões que atravessam os Estado Unidos. Há também uma petição, que já reúne mais de 30 mil assinaturas, a pedir a recontagem dos votos das eleições presidenciais, que resultaram na reeleição de Barack Obama.

Mais de metade dos estados norte-americanos quer sair dos EUA
Notícias ao Minuto

08:40 - 13/11/12 por Notícias Ao Minuto

Mundo Independência

O site da Casa Branca ‘We The People’ está apilhado de petições, de vários estados norte-americanos, que pedem “pacificamente” que lhes seja concedida “ a possibilidade de sair dos Estados Unidos e criar o seu próprio governo”.

Dos 50 estados norte-americanos, 28 apresentaram uma petição para que o governo federal os “liberte” da administração central. São eles: Pennylvania; Kansas, Oklahoma; Utah; Wyoming; California; Delaware; Nevada; Arizona; New Jersey; Montana; Mississippi; Florida; Texas; Alabama; Louisiana; Arkansas; South Carolina; Georgia; Missouri; Michigan; Tennessee; New York; North Carolina; Colorado; North Dakota; Indiana; e, Kentuchy.

Destes estados, a petição que merece maior destaque é a do Texas que, até ao momento, já reúne quase 60 mil assinaturas. Os texanos “não aceitam” o rumo que os EUA estão a tomar sob o comando de Barack Obama.

“Sendo o Texas a 15ª maior economia do mundo, é viável que saia d união de estados norte-americanos e assim proteja o estilo de vida dos seus habitantes e reassegure os seus direitos e liberdades”, pode ler-se na petição.

De acordo com o site da Casa Branca, as petições têm um mês (30 dias) para alcançarem as 250 mil assinaturas, número mínimo que permite que as mesmas sejam consideradas pelo governo federal.

Contudo, a estrutura política dos EUA não permite a um estado o direito de sair da república federal, pelo que estas petições são apenas simbólicas. Ainda assim, e com a recente reeleição de Barack Obama, são prova de que a América está dividida. Há aliás, no mesmo site, uma petição a solicitar a recontagem dos votos das últimas eleições presidenciais, cujos subscritores consideram ter sido uma “fraude”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório