Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

ONU. Países pedem reunião do Conselho de Segurança para discutir Gaza

Cinco países do Conselho de Segurança da ONU solicitaram uma reunião face à escalada das tensões na Faixa de Gaza após ataques israelitas e a resposta do grupo palestiniano Jihad Islâmica, anunciaram os Emirados Árabes Unidos (EAU).

ONU. Países pedem reunião do Conselho de Segurança para discutir Gaza
Notícias ao Minuto

05:58 - 07/08/22 por Notícias ao Minuto, com Lusa

Mundo Faixa de Gaza

"Os EAU, como membro do Conselho de Segurança da ONU, apresentaram um pedido juntamente com a China, França, Irlanda e Noruega para realizar uma reunião fechada do Conselho na próxima segunda-feira para discutir a situação atual e formas de apoiar os esforços internacionais para alcançar uma paz abrangente e justa", informou no sábado à noite a agência de notícias Emirati WAM.

Os EAU sublinharam a necessidade de restaurar a calma na Faixa de Gaza, desanuviar tensões e preservar vidas civis.

Os bombardeamentos israelitas sobre o pequeno território palestiniano causaram pelo menos 24 mortos - todos palestinianos, incluindo seis crianças e duas mulheres - e mais de 220 feridos.

O incidente mais grave do dia teve lugar na cidade de Jabalia, no norte de Gaza, onde pelo menos cinco crianças palestinianas e um adulto morreram.

Enquanto o PIJ disse que se tratava de um ataque israelita, Israel disse ter provas credíveis de que se tratava de um lançamento falhado de um foguete pelo grupo palestiniano - uma justificação utilizada muitas vezes pelas forças israelitas, mesmo quando, em 2021, bombardearam hospitais e edifícios de órgãos de comunicação social.

Entre o total de mortos até ao momento, o PIJ contou seis dos seus membros, incluindo Taysir al-Jabari, o seu número dois em Gaza, líder da ala armada na parte central e norte do enclave e vítima de um ataque israelita seletivo que iniciou a atual escalada.

Já exército israelita disse na noite de sábado que tinha "neutralizado" os líderes "militares" do grupo da Jihad Islâmica em Gaza.

O que começou na sexta-feira como uma "ofensiva preventiva" israelita com ataques aéreos na Faixa de Gaza tornou-se no pico mais grave de violência na área desde 2021, quando os ataques de Israel à Palestina (como forma de retaliação contra manifestações anti-colonatos) fez mais de uma centena de mortos, incluindo várias crianças.

Desde que os primeiros projéteis foram disparados na sexta-feira em resposta ao ataque israelita, estima-se agora que o grupo islâmico tenha lançado mais de 350 foguetes, a grande maioria dos quais atingiu áreas abertas ou foram intercetados pelo sistema de defesa aérea de Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório