Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Balanço de violência na Faixa de Gaza sobe para 24 mortos

Pelo menos 24 pessoas, entre as quais seis crianças, morreram na Faixa de Gaza desde o início da escalada da violência entre Israel e o grupo extremista Jihad Islâmica, anunciou hoje o Ministério da Saúde do enclave palestiniano.

Balanço de violência na Faixa de Gaza sobe para 24 mortos
Notícias ao Minuto

23:09 - 06/08/22 por Lusa

Mundo Faixa de Gaza

Segundo o ministério, as vítimas foram mortas em ataques israelitas ocorridos desde sexta-feira.

As autoridades israelitas contradizem este balanço e garantem que várias crianças palestinianas foram mortas hoje à tarde em Jabalia (norte) por um disparo falhado de um 'rocket' da Jihad Islâmica destinado a atingir o território de Israel, e não pelo exército israelita.

"As forças de segurança israelitas não atacaram Jabalia nas últimas horas", indicou o gabinete do primeiro-ministro israelita, Yair Lapid, num comunicado.

"Ficou provado de forma irrefutável que o incidente é resultado de um disparo falhado de um 'rocket' lançado pela Jihad Islâmica", afirmou esta fonte, que diz "dispor de vídeos".

Desde o início da sua operação, na sexta-feira, Israel garante que só está a atacar locais pertencentes à Jihad Islâmica, tendo até agora matado 15 dos combatentes deste grupo extremista.

Como retaliação, o grupo palestiniano dispara 'rockets' para solo israelita, a maioria dos quais é intercetada pela defesa antimíssil israelita.

Duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros com estilhaços de obuses, segundo os serviços de emergência.

Trata-se do pior confronto entre o Estado hebreu e organizações armadas da Faixa de Gaza desde a guerra de maio de 2021, que fez em 11 dias 260 mortos do lado palestiniano, entre os quais combatentes, e 14 mortos em Israel, incluindo um soldado, de acordo com as autoridades locais.

Israel impõe desde 2007 um embargo à Faixa de Gaza, território com 2,3 milhões de habitantes governado pelos radicais islâmicos do Hamas.

Leia Também: "O Reino Unido apoia Israel e o seu direito de se defender"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório