Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Putin e Erdogan decidem reforçar cooperação económica e energética

O Presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, decidiram hoje reforçar a cooperação energética e económica, após um encontro em Sochi, na Rússia, nas margens do Mar Negro, informou o Kremlin em comunicado.

Putin e Erdogan decidem reforçar cooperação económica e energética
Notícias ao Minuto

22:28 - 05/08/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

Os dois líderes concordaram em "fortalecer o comércio" entre os seus países e "corresponder às expectativas mútuas no campo da economia e da energia", de acordo com o comunicado conjunto de Putin e Erdogan, emitido pelo Kremlin.

Em particular, defenderam "medidas concretas" para reforçar a cooperação nos domínios dos transportes, agricultura, indústria e finanças, bem como do turismo, segundo a mesma fonte.

No campo político, os dois líderes sublinharam "a importância crucial das relações sinceras, francas e de confiança entre a Rússia e a Turquia para garantir a estabilidade regional e internacional".

No início deste encontro na estância russa de Sochi, Vladimir Putin agradeceu ao presidente turco pelos seus esforços que permitiram chegar a um acordo entre Moscovo e a Ucrânia sobre as entregas de cereais ucranianos dos portos do Mar Negro ucraniano.

"Graças à sua participação direta e à mediação o secretariado da ONU, o problema da entrega de cereais ucranianos a partir de portos do Mar Negro foi resolvido. Gostaria de lhe agradecer por isso", disse Putin, que destacou também o papel de Ancara no trânsito de gás russo para a Europa através do oleoduto TurkStream.

No final da reunião, os dois presidentes concordaram que as entregas de gás russo à Turquia seriam "parcialmente pagas em rublos", adiantou o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, saudando uma "nova etapa e novas oportunidades".

Há meses que a Rússia procura impor a sua moeda em transações internacionais, em vez do euro e o dólar, no meio de sanções económicas ocidentais sem precedentes contra Moscovo devido á ofensiva militar russa na Ucrânia.

Leia Também: Putin e Erdogan acordaram pagamento parcial de gás russo em rublos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório