Partido italiano M5S escolhe candidatos 'online' para eleições gerais

O partido italiano Movimento Cinco Estrelas (M5S) começou hoje a escolher os seus candidatos a deputados e senadores para as eleições de 25 de setembro através de uma consulta 'online' onde todos os seus membros podem participar.

Giuseppe Conte

© Simona Granati - Corbis/Corbis via Getty Images

Lusa
05/08/2022 22:25 ‧ 05/08/2022 por Lusa

Mundo

Itália

O processo de "autocandidatura" vai durar até às 14:00 locais (13:00 em Lisboa) de segunda-feira e terá lugar no site de internet do movimento, que desde sempre defende o envolvimento dos cidadãos na política e a democracia direta.

Dessa forma, qualquer militante do M5S sem antecedentes criminais e com mais de 25 anos pode candidatar-se a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 25 de setembro, enquanto para concorrer ao Senado é necessário ter pelo menos 40 anos.

As candidaturas serão, depois, votadas pelos militantes do partido.

O M5S concorre sozinho, sem coligações, às eleições gerais de 25 de setembro, nas quais as sondagens dão-lhe, atualmente, cerca de 10% das intenções de voto, três vezes menos do que os votos alcançados em 2018, quando venceu as eleições e formou Governo.

Na atual legislatura, o partido formou dois Governos, ambos presididos por Giuseppe Conte: o primeiro, em coligação com a Liga, de extrema-direita, de Matteo Salvini (de junho de 2018 a setembro de 2019); e o segundo com o progressista Partido Democrático (PD), até fevereiro de 2021.

Nos últimos tempos, o M5S tem sofrido vários golpes eleitorais e cisões, devido às quais chegou a perder o estatuto de maior grupo parlamentar, sobretudo devido à cisão causada pelo seu antigo líder, Luigi Di Maio, atual ministro do Exterior.

Inicialmente, esperava-se que o partido concorresse às eleições gerais de 25 de setembro em coligação com o PD, uma vez que governam juntos em alguns municípios, mas a potencial aliança caiu por terra após o M5S provocar a queda da coligação de unidade de Mario Draghi.

As sondagens apontam, atualmente, para a vitória dos radicais Irmãos de Itália, de Giorgia Meloni, o que poderia levá-los ao poder em coligação com Salvini e com os conservadores Forza Italia, de Silvio Berlusconi.

Leia Também: Matteo Salvini garante que está preparado para governar o país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas