Meteorologia

  • 08 AGOSTO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Biden "esperançoso" com caso da basquetebolista Brittney Griner

Tribunal de Jimki, em Moscovo, condenou a basquetebolista a uma multa de um milhão de rublos, mais de 15 mil euros, e a 9 anos de prisão.

Biden "esperançoso" com caso da basquetebolista Brittney Griner
Notícias ao Minuto

21:07 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brittney Griner

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou-se esta sexta-feira "esperançoso" com a evolução do caso da basquetebolista Brittney Griner após sinais da Rússia estar disposta a discutir o envio da atleta para os EUA. 

"Estamos a trabalhar nisso", apontou aos jornalistas no exterior da Casa Branca. 

Recorde-se que o Tribunal de Jimki, em Moscovo, condenou a basquetebolista a uma multa de um milhão de rublos, mais de 15 mil euros e a 9 anos de prisão, após ser declarada culpada por tráfico de droga com intenção criminosa. Biden reagiu à condenação na quinta-feira, dia 4 de agosto, descrevendo-a como "inaceitável".

A defesa da basquetebolista anunciou que vai recorrer da decisão.

Griner, que representa alternadamente a equipa norte-americana Phoenix Mercury e a russa Ecaterimburgo, conforme o calendário dos campeonatos, foi detida em 17 de fevereiro, num aeroporto em Moscovo, após terem sido detetados óleos canabinoides, vaporizadores e outros produtos na sua bagagem, segundo as autoridades locais.

A prisão de Griner ocorreu numa altura em que se agravaram as relações entre Washington e Moscovo por causa da nova invasão da Ucrânia por parte da Rússia, em 24 de fevereiro.

Griner, de 31 anos, considerou-se culpada mas disse que não tinha qualquer intenção criminosa em fazer entrar o óleo de canábis na Rússia durante a temporada em que devia jogar na liga de basquetebol da Rússia.

A sentença pode agora levar a uma troca de prisioneiros entre a Rússia e os Estados Unidos, que incluiria a atleta e o fuzileiro Paul Whelan pelo russo traficante de armas Viktor Bout.  

Leia Também: Tribunal russo condena basquetebolista Brittney Griner a 9 anos de prisão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório