Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Líder da junta no poder no Chade em Doha para assinatura do acordo de paz

O líder da junta militar no poder no Chade, Mahamat Idriss Déby Itno, voou hoje para Doha, para a esperada assinatura de um acordo de paz com os rebeldes na segunda-feira, segundo o 'site' oficial da presidência do Chade.

Líder da junta no poder no Chade em Doha para assinatura do acordo de paz
Notícias ao Minuto

17:11 - 05/08/22 por Lusa

Mundo Chade

O avião onde viajou descolou do aeroporto da capital, Ndjamena, por volta das 12:30 GMT, segundo a agência France-Presse.

As conversas entre o Governo e os grupos armados começaram em março, após vários adiamentos, para encerrar décadas de agitação e instabilidade neste país com 16 milhões de pessoas, que passou por vários golpes de Estado.

No dia seguinte à morte do Presidente Idriss Déby Itno, morto na frente de combate contra os rebeldes em abril de 2021, o seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno foi proclamado Presidente do país, liderando, assim, o Conselho Militar de Transição composto por 15 generais.

Na altura, Mahamat Idriss Déby Itno prometeu eleições livres e democráticas no prazo de 18 meses, após um "diálogo nacional inclusivo" com toda a oposição política e todos os inúmeros movimentos rebeldes para a negociar a paz com cerca de 50 grupos armados.

Após cinco meses de negociações em Doha, a assinatura de um acordo de paz entre a junta militar no poder no Chade e os grupos armados está prevista para segunda-feira, segundo diplomatas e negociadores.

Porém, um dos principais grupos armados, o Front pour l'Alternance et la Concorde au Tchad (FACT -- Frente para a Alternância e Concórdia no Chade), na origem da ofensiva a partir da Líbia, que custou a vida do ex-líder Idriss Déby, ainda não anunciou se vai, ou não, assinar o acordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório