Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Israel lança ataques aéreos em Gaza

Ataques surgem após aumento de tensões que começou no início da semana.

Israel lança ataques aéreos em Gaza
Notícias ao Minuto

15:59 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Gaza

Israel avançou, esta sexta-feira, que lançou vários ataques aéreos em Gaza, justificando a operação com os rumores sobre a possibilidade de ações armadas de retaliação a partir do enclave palestiniano após a prisão do líder de um grupo armado.

“A IDF [Força de Defesa de Israel] está atualmente a atacar na Faixa de Gaza. Uma situação especial foi declarada na frente doméstica israelita”, indica um comunicado, citado pela Al Jazeera. 

À estação, fontes médicas adiantaram que vários feridos tinham dado entrada em hospitais.

Note-se que os ataques surgem após um aumento de tensões que começou na segunda-feira, depois de Israel prender Bassam al-Saadi, militante da Jihad Islâmica na Cisjordânia.

Na terça-feira, o exército israelita ordenou o encerramento das passagens na fronteira com o enclave, forçando milhares de habitantes de Gaza, portadores de autorizações de trabalho em Israel, a ficarem em casa. 

A paralisação atrasou o fornecimento de combustível, normalmente transportado do Egito ou de Israel e necessário para abastecer a central elétrica de Gaza.

Já a Jihad Islâmica, que rejeita a existência de Israel e realizou dezenas de ataques mortais ao longo dos anos, terá dito que que os israelitas "começaram uma guerra".

Recorde-se que Gaza é governada pelo grupo islâmico Hamas desde que este expulsou as forças rivais palestinianas em 2007 e Israel responsabiliza o Hamas por todos os ataques oriundos da faixa. Os dois lados travaram quatro guerras e dezenas de batalhas menores nos últimos 15 anos.

[Notícia atualizada às 16h08]

Leia Também: Israel reforça presença militar em redor da faixa de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório