Austrália diz que manobras militares da China são "desproporcionais"

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália considerou hoje os exercícios militares que a China está a realizar desde quinta-feira em Taiwan "desproporcionais e desestabilizadores", admitindo estar "profundamente preocupada" com a escalada do conflito.

Australian Foreign Minister Penny Wong gives a statement to the media as she arrives to attend the G20 Foreign Minister Meeting at Ngurah Rai International Airport in Bali on July 7, 2022. (Photo by Johannes P. Christo / POOL / AFP) (Photo by JOHANNES P.

© Getty Images

Lusa
05/08/2022 10:01 ‧ 05/08/2022 por Lusa

Mundo

Taiwan

"A Austrália partilha as preocupações da região sobre a escalada da atividade militar e, especialmente, sobre o risco de erro de cálculo", afirmou Penny Wong, apelando a contenção.

A ministra australiana adiantou ainda que o seu país "não quer nenhuma mudança no estatuto do Estreito de Taiwan" e garantiu que continua, tal como os Estados Unidos e a maioria dos países, a reconhecer apenas um Governo chinês, o de Pequim.

Penny Wong está atualmente em Phnom Penh para participar na cimeira dos países do leste asiático.

As forças armadas chinesas dispararam, desde quinta-feira, "múltiplos mísseis balísticos" nas águas que circundam a ilha de Taiwan, alguns dos quais caíram na zona económica exclusiva do Japão, numa operação de exercício que a China anunciou que irá durar até domingo.

As manobras militares surgem em resposta à visita, na terça-feira, da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, vista pela China como uma grave provocação.

Pequim reclama a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para a ilha em 1949, depois de perderem a guerra civil contra os comunistas.

Leia Também: China anuncia sanções a Nancy Pelosi após visita a Taiwan

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas