Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Kyiv compromete-se a não exportar armamento fornecido pela Alemanha

A Ucrânia comprometeu-se a não exportar o armamento fornecido pela Alemanha para combater a Rússia, após a invasão de 24 de fevereiro, revelou, esta quinta-feira, o governo alemão.

Kyiv compromete-se a não exportar armamento fornecido pela Alemanha
Notícias ao Minuto

22:08 - 04/08/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A garantia foi dada em resposta a um conjunto de questões colocadas pelo partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha, relativamente às garantias obtidas pelo executivo em relação a uma possível proliferação de armas na Ucrânia.

A Alemanha apoia a Ucrânia na sua "legítima defesa contra a agressão russa, através do envio de armas, apoio financeiro e sanções", mas o governo de Kyiv está obrigado a não exportar essas armas nem vendê-las a terceiros, de acordo com a resposta do governo alemão.

Além disso, "todas as entregas de armas estão documentadas em detalhe" pelo ministério da Defesa e da Economia, frisou o executivo, que se diz consciente da responsabilidade associada ao fornecimento de armas.

Berlim manifestou, também, o seu apoio aos planos da União Europeia para criar uma base de dados para registo de armas de fogo exportadas para a Ucrânia, de forma a facilitar o rastreio do armamento.

Leia Também: Incêndio deflagra na maior floresta de Berlim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório