Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

EUA. Quatro polícias detidos e acusados pelo homicídio de Breonna Taylor

Mulher foi morta em casa em Louisville, Kentucky, por agentes à paisana durante um mandado de busca.

EUA. Quatro polícias detidos e acusados pelo homicídio de Breonna Taylor
Notícias ao Minuto

16:30 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo EUA

Quatro agentes da polícia norte-americana foram esta quinta-feira detidos e acusados por ligação ao homicídio de Breonna Taylor, em 2020, segundo avançou a BBC News.

Estes agentes, ex-oficiais do Departamento de Polícia de Louisville Metro, foram acusados ​​de "crimes contra direitos civis, conspirações ilegais, uso inconstitucional da força e crimes de obstrução", avançou a CNN, atribuindo estas informações ao procurador-geral Merrick Garland, numa conferência de imprensa, esta quinta-feira. 

Joshua Jaynes, Kelly Goodlett e Kyle Meany foram acusados ​​de apresentar uma declaração falsa para revistar a casa de Taylor. Em seguida, aponta a CNN, terão conspirado para criarem uma falsa história que os livrasse da responsabilidade que tiveram na preparação da declaração de mandado que continha informações falsas.

Brett Hankison foi indiciado por duas acusações de privação de direitos. 

Refira-se que estas são as primeiras acusações federais apresentadas contra qualquer um dos polícias envolvidos na operação policial de 2020. Hankison enfrentou três acusações a nível estadual de ameaça criminosa, mas foi absolvido das três em março.

Técnica de emergência médica foi baleada 20 vezes

Breonna Taylor, uma técnica de emergência médica de 26 anos e estudante de enfermagem, foi baleada múltiplas vezes no dia 13 de março de 2020, depois de ser acordada pela polícia que estava à porta de sua casa, na execução de um mandado de busca aprovado como parte de uma investigação na qual o seu ex-namorado era suspeito.

Não foram encontradas quaisquer drogas no interior da sua habitação, mas o namorado de Breonna Taylor, no momento dos acontecimentos, Kenneth Walker, disparou uma vez depois de a polícia arrombar a porta, ao pensar que eram ladrões.

Ao responderem com disparos, os polícias atingiram Breonna Taylor com cerca de 20 balas. Os agentes tinham um mandado de "não bater", o que os autorizava a arrombar a porta sem aviso prévio, mas estes afirmam terem-se anunciado, algo que Walker contestou.

A morte de Breonna Taylor não chamou muita atenção no início, mas esta tornou-se um dos ícones das grandes manifestações antirracismo e violência policial que abalaram os Estados Unidos após a morte de George Floyd, afro-americano que morreu no momento da detenção, em 25 de maio de 2020.

O caso levou a uma queixa civil, tendo o autarca de Louisville concordado em pagar 12 milhões de dólares (cerca de 10,2 milhões de euros) à família de Breonna Taylor e iniciar reformas na polícia.

[Notícia atualizada às 16h43]

Leia Também: Família de Breonna Taylor vai ser indemnizada em 10,2 milhões de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório