Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

ONU lamenta "profundamente" a expulsão do porta-voz da RDCongo

A missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) lamentou hoje "profundamente" a expulsão do seu porta-voz, Mathias Gillmann, da República Democrática do Congo (RDCongo), por declarações sobre a situação política no país.

ONU lamenta "profundamente" a expulsão do porta-voz da RDCongo
Notícias ao Minuto

10:55 - 04/08/22 por Lusa

Mundo RDCongo

O ministro das Relações Exteriores congolês, Christophe Lutundula, pediu na quarta-feira à Monusco que faça tudo para garantir que Gillmann deixe o território congolês "o mais rápido possível", convidando a missão a conceder "o benefício da emergência".

"A Monusco lamenta a expulsão do seu porta-voz pelo governo congolês", afirmou hoje aquela entidade num comunicado de imprensa, no qual sublinha que "toma nota" da "decisão do governo da República Democrática do Congo de pedir a um membro do seu pessoal que deixe o país".

No entanto, "a Missão compromete-se a continuar a trabalhar ao lado da população e autoridades congolesas para implementar o mandato que lhe foi confiado pelo Conselho de Segurança", acrescenta no documento.

"As observações feitas pelo Senhor Gillmann sobre a RFI, alegando que a Monusco não tinha meios militares para lidar com o M23 estão na raiz da tensão atual. Pedimos à Monusco de maneira amigável que ele deixe o país", disse, na quarta-feira, à agência de notícias francesa AFP uma fonte do governo congolês, sob condição de anonimato.

"Diariamente, a Monusco previne e responde a ataques contra civis através de vários mecanismos, incluindo a recolha e troca de informação de inteligência", disse um porta-voz da Monusco à AFP.

A Monusco também emite alertas e presta regularmente apoio técnico e logístico às forças de segurança congolesas.

Desde 25 de julho, manifestantes furiosos saquearam as instalações da Monusco, que está na RDCongo desde 1999. Quatro militares das forças de paz e 32 manifestantes foram mortos numa semana de manifestações em pelo menos quatro cidades do leste, segundo um relatório oficial.

A Monusco é uma das maiores missões da ONU implantadas no mundo, com cerca de 14.000 militares em várias cidades do leste. Desde 2019, movimentos pró democracia e alguns eleitos locais pedem a saída da Monusco.

Leia Também: Lourenço aborda tensão entre RDCongo e Ruanda ao homólogo sul-africano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório