Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

China inicia exercícios e dispara dois mísseis junto a Taiwan

As maiores manobras militares da história em torno da ilha já começaram.

China inicia exercícios e dispara dois mísseis junto a Taiwan
Notícias ao Minuto

08:50 - 04/08/22 por Marta Amorim com Lusa

Mundo Taiwan

A China iniciou hoje os exercícios militares, que incluem fogo real, nas imediações de Taiwan, noticiou a televisão estatal chinesa CCTV.

Vários projéteis explodiram no céu, seguidos de nuvens de fumo e de sons de explosão, avança a AFP. 

Segundo a Reuters, dois mísseis foram lançados pela China perto das ilhas Matsu de Taiwan, que se encontram ao largo da costa da China, por volta das 14 horas locais (6h00 em Portugal).

Este vídeo, partilhado pelo Global Times, meio de comunicação chinês, mostra, alegadamente, um dos lançamentos. Estas imagens não foram verificadas de forma independente. 

O Ministério da Defesa de Taipei falou no disparo de "múltiplos mísseis balísticos" nas águas que circundam a ilha, condenando "ações irracionais que minam a paz regional".

"O Ministério da Defesa nacional declara que o Partido Comunista Chinês disparou vários mísseis balísticos 'Dongfeng' nas águas circundantes do nordeste e sudoeste de Taiwan às 13:56 [06:56 em Lisboa]", anunciou o ministério, em comunicado.

Os militares taiwaneses não adiantaram o local exato onde os mísseis caíram.

As manobras militares surgem em resposta à visita da congressista norte-americana Nancy Pelosi a Taiwan, vista como uma grave provocação pela China. Pelosi, líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos é a mais importante responsável norte-americana a visitar a ilha em 25 anos.

O governo chinês respondeu nos últimos dias com sanções económicas a Taiwan.

Washington tem também um porta-aviões e outro equipamento naval na região.

O início das manobras militares da China levou o Ministério da Defesa de Taiwan a afirmar que se está a preparar para a guerra.

Pequim reclama a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para a ilha em 1949, depois de perderem a guerra civil contra os comunistas.

Leia Também: Cibernautas chineses entre a raiva e o sarcasmo após visita de Pelosi

[Notícia atualizada às 10h11]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório