Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

EUA ratificam adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

'Luz verde' dos EUA junta-se à do parlamento italiano que também já tinha anunciado esta tarde que iria ratificar a adesão.

EUA ratificam adesão da Finlândia e da Suécia à NATO
Notícias ao Minuto

23:57 - 03/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo NATO

O senado norte-americano votou, esta quarta-feira, e ratificou a resolução para a adesão da Finlândia e Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). 

A decisão, praticamente unânime, fortalece a união do bloco após a invasão russa da Ucrânia. A entrada na Aliança Atlântica dos dois países já foi ratificada por mais de metade dos 30 membros do grupo.

Esta tarde, o parlamento italiano também já tinha anunciado que iria ratificar a adesão, tal como a Helsínquia e Estocolmo solicitaram na cimeira de Madrid, em junho.

Recorde-se que no final de junho, na cimeira da Aliança Atlântica de Madrid, os líderes dos Estados membros da NATO concordaram em convidar os dois países nórdicos a aderir à organização, depois de extensas negociações para a Turquia levantar o veto à adesão.

A NATO foi fundada em 1949 por 12 países, incluindo Portugal, tendo aumentado os seus membros em sucessivos processos de alargamento.

Leia Também: NATO. Parlamento italiano ratifica adesão da Finlândia e Suécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório